Qual a diferença da TV com tela de cristal?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Qualidade de imagem: TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

As TVs UHD são mais simples e, por isso, são indicadas para quem tem um uso mais básico da televisão, buscando apenas uma boa qualidade de imagem, mas sem precisar de muitos recursos. Já a Crystal UHD traz cores mais vivas e com mais contraste, além de Upscalling - a tecnologia que aproxima resoluções inferiores do 4K.

Linha de TVs de altíssima definição da Samsung têm display de LED com bordas ultrafinas e processador de última geração para upscaling a 4K. As Smart TVs Crystal UHD da Samsung prometem transformar todas as imagens em uma resolução próxima ao 4K, com um processador projetado para isso.

O QLED tem funcionamento semelhante ao das telas LCD, mas adiciona uma camada de nanocristais semicondutores que emitem luz, os chamados pontos quânticos. Há cinco camadas principais em uma tela QLED, da base ao topo: camada de backlight; camada de pontos quânticos (QDs);

O processador Crystal 4K transforma tudo o que você assiste em resolução próxima à 4K. Com uma exclusiva tela sem bordas aparentes, a TV destaca apenas as imagens que você quer ver e nada mais.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

Com maior destaque, porém, estão os modelos de LG e Sony. A Samsung oferece ótima tecnologia, mas falha no relacionamento com o cliente. AOC, Philco, Panasonic e TCL estão entre as demais opções que são bastante válidas.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Afinal, entre os principais tipos de tela de TV, o LCD é um dos mais comuns e que geram uma qualidade incrível nas imagens, além de serem extremamente finos e resistentes.

LG e Samsung são marcas reconhecidas por TVs de qualidade, desde os modelos básicos até os premium. A escolha entre uma marca e outra vai depender de quais são as prioridades do consumidor. Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção.

Melhores TVs 4k de 2023

  • Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q80AAGXZD.
  • Smart TV LED 50" Philips 4K HDR 50PUG7406/78.
  • Smart TV LED 55" LG ThinQ AI 4K HDR 55UP751C.
  • Smart TV LED 43" Samsung Crystal 4K HDR UN43AU7700GXZD.
  • Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50AU7700GXZD.
  • Smart TV QLED 55" TCL 4K HDR 55C715.

Uma imagem com mais qualidade e nitidez. Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

R$ 2.336,91

O menor preço encontrado no Brasil para Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50AU7700GXZD atualmente é R$ 2.336,91.

Os destaques da sul-coreana são o processador Crystal 4K, o sistema operacional Tizen e as diversas opções de conectividade, com os assistentes de voz Bixby, Alexa, Siri e Google, e serviços nativos como Prime Video, Netflix, Apple TV+ e Spotify.

O cristal líquido não se trata de uma substância em si, mas sim de um estado da matéria, que se encontra entre o líquido e o sólido. Tem como qualidade a capacidade de se reorganizar a partir de cargas elétricas e, por isso, é utilizado em telas LCD e outras aplicações.

tecnologia OLED

Já a tecnologia OLED é a mais moderna disponível no mercado até o momento. Ela é a mesma presente nos smartphones e possibilita a produção de TVs superfinas. Neste caso, as telas não usam iluminação traseira. Elas são formadas por diodos orgânicos que emitem a própria luz.