Qual a diferença da tração 4 por 2 e 4 por 4?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

4×4” num veículo com tração nas quatro rodas significa que há 4 rodas no total e 4 rodas acionadas. Um 4×2 ou 2WD é um veículo que tem uma tração nas duas rodas (2WD) com quatro rodas. “4×2” significa que há 4 rodas no total e 2 rodas acionadas.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.

Sobre a dúvida se é possível converter esses carros para 4x4, é possível sim mas o custo não é baixo pra executar um serviço bem feito.

A tração 4×4 também pode ser classificada em três categorias principais: a tração parcial, a tração integral e a tração integral com redução.

Tração 4×2
A nomenclatura 4×2 descreve a quantidade de rodas no veículo e a quantidade de rodas motoras presente no mesmo, desta forma o número 4 indica que o veículo possui 4 rodas enquanto apenas duas são motoras.

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.

Os melhores modelos para estrada de chão

  • Altura. Quanto maior a altura do assoalho em relação ao solo, menor as chances de raspões e perfurações em estradas irregulares. ...
  • Jeep Renegade. O Jeep Renegade é um dos queridinhos para quem ama uma aventura off road! ...
  • Fiat Doblô Adventure. ...
  • Jeep Compass. ...
  • Renault Kwid.

Sendo assim, utilizar tração 4x4 pode forçar os eixos a manterem a mesma rotação em todas as rodas. “Algumas permitem o uso em até 60 km/h em pistas molhadas, por exemplo. Por isso, é preciso consultar o manual e entender os limites e recomendações do automóvel.

Devem-se evitar manobras em piso asfáltico com o 4×4 engatado, com ou sem a reduzida acionada, mas só em veículos que não têm o sistema de 4×4 permanente. Ao fazer uma curva, cada uma das quatro rodas percorre uma trajetória diferente e, portanto, tem rotação própria, permitida pelos diferenciais.

Algumas picapes e SUVs 4x4 , principalmente aqueles que têm a alavanca da caixa de transferência no assoalho, possuem certa restrição de usar a tração nas quatro rodas no asfalto e isso tem de ser seguido à risca, conforme o manual do proprietário do modelo específico.

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro. 4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas.

A tração 4×4 com reduzida deve ser usada apenas para transpor obstáculos específicos que precisem de mais força/torque, como áreas alagadas, lama ou subidas íngremes ou ainda para rebocar outro veículo, por exemplo. Mas lembre-se que a reduzida tem um limite de velocidade em que pode ser usada, em geral, de 40 km/h.

2H: 4X2 High, tração em duas rodas de velocidade alta. 4H: 4X4 High, tração em quatro rodas de velocidade alta. 4L: 4X4 Low, tração em quatro rodas de velocidade baixa.

3 dicas para escolher o seu 4×4

  1. Analise os tipos de terrenos que pretende usar o carro. Se AWD ou 4WD vai depender da sua forma de aventura. ...
  2. Considere a potência e a estabilidade. Importante pensar nessa hora, nas rotas e nas viagens que pretende realizar. ...
  3. Pense sobre o espaço interno do veículo e sua carroceria.

A tração reduzida é um sistema de engrenagens presente nos veículos 4x4 responsável por aumentar a força do motor. Isso faz com que o carro consiga superar obstáculos mais facilmente, mesmo estando em uma velocidade menor. Um exemplo simples para você entender esse sistema é o câmbio de uma bicicleta.

Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo. Ao contrário da tração 4x4, a tração integral não possui a opção de ativação/desativação.

Eixos duplos
Ele denomina eixos que tem rodas contíguas, sem espaçamento. Assim sendo, um eixo duplo pode ser: Eixo tandem: sem espaçamento entre os eixos; Eixos não em tandem: podendo ter rodas duplas, com espaçamento de 2 m ou mais entre os eixos.

Entenda qual é a função da tração nos veículos:
A tração nada mais é que a força que o motor vai mandar para os pneus do carro para fazer com ele ande. A grande maioria dos veículos populares possuem tração apenas em duas rodas, podendo ser traseira ou dianteira.

Assim, muito resumidamente, a tração nas quarto rodas (AWD) permite uma maior adaptação a todos os terrenos. A tração dianteira (FWD) é mais económica, não apenas no que diz respeito ao consumo, mas também em relação à manutenção. Por úlimo, na tração traseira (RWD), as rodas motrizes encontram-se no eixo traseiro.

Os carros com sistema de tração AWD ou 4WD, por sua vez, tracionam as quatro rodas do veículo. Quando nos deparamos com um veículo com esse tipo de tração, quer dizer que as quatro rodas presentes no automóvel possuem força motriz, ou seja, são capazes de produzir ou transmitir movimento.