Qual a diferença da tomada vermelha e branca?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

As tomadas coloridas são utilizadas para identificação de circuitos elétricos e identificação das tomadas. As tomadas vermelhas são muito usadas para circuitos com tensão diferente e tomadas verdes normalmente são usadas para ajudar na identificação de circuitos.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir. Procure comprar mais de um, assim você não fica dependendo de apenas uma tomada.

Isso pode causar sobrecargas e problemas como curto circuitos, danos aos aparelhos domésticos, choques elétricos e até incêndios. A sobrecarga acontece quando a intensidade de corrente que passa pelo circuito é maior do que a prevista pelo projeto elétrico.

as das principais causas de curtos-circuitos são: fiação defeituosa, conexões de caixa solta, tomadas antigas, fios desencapados, bitolas menores do que o recomendado, entre outros.

Em geral, existem tomadas de 10 e 20 amperes. Os aparelhos mais comuns, como televisor e computador, utilizam as tomadas de 10 amperes, já os itens que consomem mais força, como micro-ondas, geladeira e secador de cabelo, são ligados em tomadas de 20 amperes.

A tomada de 20 amperes pode ser usada para suportar aparelhos eletrônicos de maior potência, enquanto a de 10A é projetada para aparelhos de menor potência, como os que utilizamos no dia a dia.

O teste de uma tomada de energia é simples, pois em princípio, basta ligar algum aparelho e verificar se funciona. No entanto, a maior dúvida que pode haver no caso de uma tomada de um local desconhecido, é saber se a tensão encontrada é de 110 V ou 220 V.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

O condutor neutro deve ser conectado no borne com a identificação de neutro, que é representado pela letra N.

A tomada padrão americano do tipo B, por sua vez, possui dois plugues achatados e também um terceiro em formato de pino, que funciona como o fio terra. De modo geral, essas tomadas são usadas para computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos de grande porte.

Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!