Qual a diferença da tapioca e do polvilho?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem, já no doce ele apenas seca. Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira.

Quando ela secar – ao sol, no caso dos que seguem o método artesanal – dará origem ao polvilho doce, também chamado de goma, que é o que é usado para fazer a tapioca (Confira a receita! ) Quando essa decantação é mais longa – até uns 20 dias – acontece a fermentação, que então dá origem ao polvilho azedo.

A tapioca é sim um alimento bom, mas nela contém conservantes que fazem mal para a saúde, por isso deve ser consumida eventualmente. O polvilho azedo não tem conservantes, então pode ser consumido todos os dias. Vale ressaltar que ele é perfeito para fazer uma crepioca e um pão de queijo de frigideira.

Por ser um derivado da mandioca, o polvilho azedo é rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo realizar todas as suas funções. Outro fator nutricional importante é a presença de vitaminas do complexo B, essenciais também pra geração de energia e para o desenvolvimento saudável do corpo.

Nutricionista explica que os dois subprodutos da mandioca são minimamente processados e praticamente iguais, em termos calóricos. O que muda é a manipulação e o recheio determina a qualidade da refeição.

Além de ser transformada rapidamente em açúcar no sangue, a tapioca carrega outros problemas como a quantidade de farinha que se usa para fazer uma porção – e o recheio, é claro.

Tapioca é um alimento saudável? Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

Ele é feito na frigideira usando a goma de mandioca, também chamado de goma de tapioca. Em outras palavras, assim como o ovo é ingrediente pra preparar um omelete ou ovo mexido, a goma de tapioca é a base para obtermos a tapioca, que é resultado do preparo final.

A farinha de tapioca é um alimento produzido artesanalmente a partir da fécula de mandioca.

E caso não tenha ficado claro, não tem nada de açúcar e nem sal em nenhum tipo ele é só o Amido da mandioca /aipim/macaxeira!

O polvilho, por ser uma fécula, não contém fibras e é um alimento com um baixíssimo valor nutricional, podendo ser considerado inferior, inclusive, à farinha de trigo branca refinada.

4. Polvilho. Tanto o polvilho doce quanto o polvilho azedo são produtos derivados da mandioca e, portanto, não contêm glúten. Também conhecidos como fécula de mandioca, os dois tipos de polvilho podem ser utilizados para substituir a farinha de trigo.

O biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está de dieta, por ter baixo teor calórico, mas é preciso cuidado, uma vez que o petisco também possui muito sódio. Por terem baixo teor calórico, o biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está encarando uma dieta.

O polvilho doce não contém gorduras e é livre de glúten, por isso, pode ser utilizado no dia a dia de pessoas com doença celíaca, ou que pretendem diminuir o consumo dessa proteína.

Se for consumido em exagero, ele pode levar ao ganho de peso. Mas se for consumido de forma moderada, como parte de uma dieta balanceada, ele não vai afetar o peso.

A única diferença entre eles é que a tapioca não é fonte de proteínas, gordura, nem glúten, já o pão branco sim! A tapioca pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. E pode sim ser uma boa substituta do pão branco por conter menos sódio, mais fibras, vitaminas e minerais.

A tapioca tem um maior índice glicêmico que o pão, ou seja, tem uma digestão e absorção mais rápida do que o pão.

Incluir sementes no preparo é outro jeito de deixar a tapioca mais saudável. Além do ovo, é possível incluir também sementes na massa. Por exemplo, ao adicionar chia junto da fécula de mandioca, a tapioca torna-se rica em gorduras boas.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

Por que a pessoa com diabetes precisa ter atenção com a tapioca? Por ser puro carboidrato, a macromolécula de amido da tapioca é constituída por diversas unidades de glicose. Essa cadeia é quebrada durante a digestão, liberando essas inúmeras moléculas de glicose componentes do amido.

Esta receita que mistura a farinha de tapioca com ovo ou leite se transformou na nova queridinha das dietas, pois é mais eficiente que a tapioca para emagrecer e estimula o aumento de massa magra no corpo. Além disso, por ser mais consistente, ela sacia a fome rapidamente.