Qual a diferença da progressiva com formol e a orgânica?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Escova progressiva orgânica: tem formol? Uma das principais diferenças entre a escova progressiva e a escova orgânica é a ausência do componente chamado formol. Essa escova recebe o nome de orgânica porque seus principais ativos são ácidos, fazendo com que ela seja uma opção menos agressiva para a fibra capilar.

É um método orgânico de realizar o alisamento nos cabelos, evitando agentes químicos agressivos à saúde, como o formol. O termo “orgânico” é utilizado porque seus ativos principais são ácidos. Além disso, ela oferece benefícios como hidratação e um aspecto mais natural aos fios.

Bem, a progressiva Pantovin Nanoplástia é um produto livre de químicas que afetam os fios e é utilizado para alisamento sem formol. Foi desenvolvida para clientes que buscam um alisamento ou redução de volume e fios saudáveis, sem a utilização de produtos nocivos à saúde.

Escova definitiva. Por fim, a escova definitiva é composta, em geral, por guanidina, hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia, que garantem o efeito alisado por mais tempo, depois de um processo de quase 8 horas no salão de beleza.

A escova progressiva orgânica é sem contraindicações, já que os produtos são naturais e livres de substâncias tóxicas. Claro, é recomendado a prova de toque e o teste de mecha, sobretudo quem já tem algum diagnóstico de alergia.

As escovas orgânicas não têm esse problema, pois são livres de formol.

A escova progressiva japonesa é a melhor progressiva para você se seu objetivo for ter um cabelo liso estilo asiático, ou seja, muito chapado. A fórmula possui o composto tioglicolato de amônia, que age de dentro para fora – diferentemente da escova progressiva tradicional – , alterando a estrutura interna dos fios.

"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.

Alisamento orgânico: 5 dicas para prolongar o efeito

  1. Fique atenta ao excesso de limpeza. ...
  2. Fuja de altas temperaturas. ...
  3. O Shampoo sem Sal é seu aliado. ...
  4. Jamais deixe a hidratação de lado. ...
  5. Capriche na finalização dos fios com alisamento orgânico.

Escova Progressiva Orgânica Sem Formol + Corte, a partir de R$129 no Fernando Figueiredo!

O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.

A escova orgânica é uma escova progressiva que também recebe o nome de defrisagem, e promove o alisamento capilar. Essa escova utiliza produtos 100% naturais e, por isso, pode ser feita por qualquer pessoa sem restrições e não é nociva à saúde.

Além do dano à estrutura interna do fio, a progressiva também danifica sua superfície. Os agentes alisantes removem lipídeos presentes na cutícula dos fios. Essa camada de óleo que existe na superfície dos fios é importante para mantê-los hidratados e ao mesmo tempo protegidos do efeito da umidade do ambiente.

Um shampoo para progressiva deve ser mais suave, sem sal, com um pH neutro e, de preferência, formulado especificamente para fios quimicamente tratados. Afinal, esses produtos criam uma espécie de película protetora que ajuda a prolongar ainda mais o efeito liso no cabelo.

A progressiva sem formol faz sucesso nos salões de beleza, principalmente por não conter o componente nocivo à saúde.

A coisa é simples: só alisa se tiver substância alisante, e se tiver substância alisante, é grau 2 na Anvisa. Fora isso, só vai deixar o cabelo “esticado” se tiver derivados de formol.

Afinal, pode fazer Escova Progressiva Orgânica durante a gestação? Sem mais delongas, vamos ao que interessa: sim, as grávidas podem fazer Escova Orgânica no processo de gestação. Porém, é imprescindível confirmar se o produto realmente não é enriquecido com substâncias pesadas.