Qual a diferença da prata mista?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As diferenças aqui são bem simples, está no teor de pureza, os números representam a % de pureza na mistura, a 925 tem 92,5% de prata na sua composição e a 950 tem 95%, e restante da mistura é de latão e cobre.

ródio

O banho de ródio cobre o metal prata e evita o seu contato externo com o ar e, sem o contato com o ambiente, a prata não oxida e, consequentemente, não escurece. Assim, podemos dizer que a prata rodinada – com banho de ródio - não escurece.

Vamos lá: Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.

Joias de prata precisam ser guardadas em um ambiente seco e sem luz. Por isso, opte por deixá-las em caixinhas e saquinhos, de preferências todas separadas, bem longe da luz e de produtos como perfumes, cremes, desodorantes, etc., para que nenhum atrito ou substância acelere o processo de oxidação e danifique-as.

Coloque a peça de prata dentro de uma panela com 1 colher de sopa de bicarbonato e 200ml de água. Leve ao fogo até ferver. Depois, desligue e deixe esfriar. Por último, enxague e seque muito bem a peça para tirar toda a umidade.

Como saber se a prata 925 é original? Muitos fabricantes de joias em prata 925 utilizam uma marcação, como o número 925 em seus produtos, garantindo a legitimidade da peça, além de um certificado de segurança que acompanha sua compra.

Deve-se procurar pela peça a marcação “925” ou os demais selos: “950”,, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal. A prata 1000 (que é a prata fina ou prata pura) é muito mole para ser produzido joia.

Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.

A Prata 925 possui em sua composição 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, como o cobre e o latão. Já a Prata 950 é de maior qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.

Por que a prata 925 é barata? O mais interessante é que a prata tem um custo baixo, pois ela é encontrada em mais abundância do que o ouro. Ela é um metal nobre, pois não enferruja ou está sujeita a outras reações como essa. Além disso, ela é super durável.

Os tipos de prata normalmente vendidos

  • Prata 1000 Fina.
  • Prata 925 ou prata de lei.
  • Prata 950.

A Prata de Lei – ou Sterling Silver 925 – é a mais valorizada na alta joalheria e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura.

Qual a melhor prata para joias? Na joalheria, é mais comum utilizar a prata 925 e a prata 950, que possuem boa maleabilidade e ainda contam com um alto grau de pureza. A única diferença entre elas é que a prata 950 tende a escurecer um pouco mais rápido.

1 Grama de prata (XAG) = R$ 3,73
Cotação internacional da grama da Prata (XAG) hoje.

Há relatos de pessoas que com pouco tempo de uso das peças em prata, ela escureceu, porém, esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário.

O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa. O enxofre se encontra presente na atmosfera. Por exemplo, em gases gerados pela queima de combustíveis de veículos e produtos de beleza que possuem esse elemento em sua composição. O suor pode influenciar no escurecimento.

Retire o acessório antes de dormir
Retirar a joia de prata 925 antes de dormir irá garantir maior durabilidade da peça. Quando dormimos, fazemos movimentos bruscos e imprevistos dos quais não temos controle consciente, alguns deles podem arranhar ou danificar mais seriamente os acessórios.