Qual a diferença da porcelana para Louca?

Perguntado por: amesquita8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

A porcelana se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.

Louça: termo geral
Assim sendo, esse material pode ser feito de cerâmica, de porcelana ou de faiança. De forma geral, a produção desse tipo de item ocorre a partir da queima de argila ou barro, em um forno de alta temperatura. Neste sentido, existem louças mais simples e mais sofisticadas.

As porcelanas mais utilizadas em odontologia são as cerâmicas feldspáticas e o dissilicato de lítio. Versões desenvolvidas especialmente para próteses dentárias fixas em zircônia também estão disponíveis, assim como as fabricadas para dispositivos protéticos convencionais (prótese dentária metalocerâmica).

Por ser altamente resistente ao calor, as peças de porcelana podem ir ao forno e também ao micro-ondas. Além disso, seja para assar um prato especial ou aquecer algum alimento, a porcelana distribui melhor calor por toda a superfície, oferecendo mais qualidade e praticidade no preparo da refeição.

A porcelana é um material mais durável e mais caro. Além disso, para cimentá-la aos dentes, é necessário mais tempo do cirurgião-dentista, o que também deixa o tratamento mais dispendioso. Outro fator que torna as facetas de porcelana mais caras é o fato delas serem moldadas em laboratório de prótese.

No forno, podem ser usadas somente os produtos refratários da Porcelana Schmidt, criados especificamente para assar. Nenhuma peça deve ir diretamente ao fogo. Para limpar os itens, é indicado o uso de detergente e esponja macia.

A melamina – bem semelhante a cerâmica e porcelana – é uma excelente opção para pratos de restaurante por ser super resistente e leve, facilitando o manuseio. Como a melamina é um composto químico, ela não deve ser submetida a temperaturas muito altas.

A melamina nada mais é do que uma substância de base orgânica encontrada no estado sólido cristalizado. Por isso, sua aparência é embranquecida e semelhante a porcelana. O material é sintetizado comercialmente a partir da ureia e, para este processo, há a formação de bioprodutos como ácido cianúrico.

Vantagens e desvantagens da porcelana
Isso quer dizer que o material fica mais resistente, principalmente ao calor, sendo perfeito para o uso em micro-ondas e fornos, mas sem perder aquele aspecto vítreo e translúcido.

Caso sua peça de cerâmica ou porcelana necessite reparos como alinhamento de superfícies ou de preenchimento de buracos e rachaduras, a melhor cola é a do tipo epóxi. As colas epóxi consistem de duas partes: uma resina e um endurecedor que, quando misturados, produzem uma cola firme e durável.

O processo de produção da porcelana surgiu na China por volta de 1.300. Ela difere da cerâmica principalmente pela composição da massa, que contém Caulim, quartzo e feldspato, e queima em temperaturas mais altas.

Uma das possibilidades é se guiar pelo som: ao tocar levemente um objeto na caneca de porcelana, você ouvirá um tom mais alto do que quando fizer o mesmo processo em uma de cerâmica.

Em média, um usuário conseguirá achar xicara de porcelana por valores entre R$ 30,92 e R$ 138,90.

A loja da fábrica, que fica em Mauá, na Grande São Paulo, vende dois tipos de produtos: aqueles que estão por aí no mercado e os da chamada "segunda linha" -os que deixaram de ser produzidos ou não passaram no controle de qualidade. Esses são vendidos a preços bem menores que os praticados nas lojas comuns.