Qual a diferença da parábola da ovelha perdida e do filho pródigo?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Conversation. A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.

REFLEXÃO 1: DEUS NOS PERMITE CAIR NO NOSSO PRÓPRIO ORGULHO
O pai da parábola concede ao filho mais novo a posse de sua herança, mesmo que ele não estivesse próximo da morte. O pai poderia proteger o filho mais novo negando o dinheiro, pois sair gastando a herança era visivelmente um ato irresponsável.

A parábola do filho pródigo mostra como o amor de Deus restaura os perdidos. A parábola do filho pródigo mostra como Deus nos ama, apesar de nossos erros. Deus está sempre pronto a perdoar quem se arrepende e fica feliz quando Seus filhos voltam para Ele.

Ele percebeu que a vida em casa era melhor do que a aventura no pecado e aprendeu que seu pai era um amigo gracioso e benevolente, isso porque seu pai o deixou ir. Deixar ir não significa parar de se preocupar, significa que não posso fazer pela outra pessoa.

Sermão: 'Os 7 Erros do Filho Pródigo' PDF

  • ERRO: – O DINHEIRO É A FONTE DA FELICIDADE.
  • ERRO: – DESONRA AO SEU PAI.
  • 3º: – ERRO DE PRIORIDADE.
  • ERRO: DESPERDÍCIO.
  • ERRO: – FALTA DE PREVISÃO.
  • ERRO: – FALTA DE PREPARO.
  • ERRO: – CONFIAR NAS PESSOAS ERRADAS.

A ovelha perdida ou a moeda perdida representam o ser humano perdido. Tal como na analogia do Bom Pastor, Jesus é o pastor, identificando-se com a imagem de Deus como um pastor em busca de ovelhas perdidas em Ezequiel 34:11–16.

Quem são elas? Cristo diz que são “noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” e o que isso significa para mim é que não há noventa e nove.

O Bom Samaritano (Lucas 10.
Talvez seja a parábola mais conhecida da Bíblia. A história do bom samaritano pode ensinar noções sobre o amor ao próximo, mandamento que resume todos os outros.

Na parábola do filho pródigo, o irmão mais velho representa o mundo daqueles que vivem na casa do Pai, mas sua vivência não tem origem no amor. É a "religiosidade jurídica".

Pessoa que volta ao seio da família após longa ausência e vida desregrada.

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

Que gasta com excessivo esbanjamento; que dissipa seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário. 2 Que produz ou brota em abundância; fecundo, fértil.

Jesus contou a Parábola do Filho Pródigo para explicar o relacionamento de Deus com o pecador. Essa parábola aparece somente no Evangelho de Lucas, na sequência de outras duas parábolas mais curtas, a Parábola da ovelha perdida e Parábola da dracma perdida. A pequena trilogia trazida por Jesus fala sobre perdidos.

PARTES MARCANTES DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
Outra coisa que torna essa história inesquecível é a compaixão demonstrada na reação do pai quando o filho perdido retorna. A alegria do pai estava então, repleta de terna compaixão.

As sandálias tinham significado de liberdade, somente as pessoas livres usavam sandálias. Os escravos andavam descalços. O pai devolve a liberdade par seu filho que sempre ele tivera. Não estava preso em sua propriedade O pai estava dando ao filho o direito de entrar e sair quando quisesse, a propriedade era sua.