Qual a diferença da palavra mas é mais?

Perguntado por: ualbuquerque4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

A palavra “mas” é comumente usada como uma conjunção adversativa ou, ainda, como um substantivo. Já a palavra “mais” é usada como um advérbio de intensidade.

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo. Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.

O "mas" da frase é uma conjunção adversativa e, por isso, indica ideias opostas entre as orações. Quando exerce essa função, ele deve ser precedido de vírgula.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

1 contudo, porém, todavia, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo.

Sinônimos de “mas

  1. Contudo;
  2. Porém;
  3. Todavia;
  4. Entretanto;
  5. Ainda assim;
  6. Não obstante.

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

"É" é a conjugação da terceira pessoa no singular do verbo "ser". Exemplos: "Ele É muito legal!" "Essa É a minha mochila!" "E" significa adição, equivalente ao "y" em Espanhol. Exemplos: "Vou comprar uma blusa E uma saia." "Gosto de arroz E feijão."

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto!

A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.