Qual a diferença da NF-e para Nfc-e?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

De maneira muito objetiva, a principal diferença entre NFC-e e NF-e é que a primeira é feita exclusivamente para vendas diretas ao consumidor final, e a segunda está ligada às operações de compra, venda, devoluções, transferências e exportações, ou seja, nas etapas que precedem a venda ao consumidor.

A nota fiscal tem a função de registrar uma venda de produto ou prestação de serviço. A emissão é obrigatória; Utilizar a versão eletrônica evita o desperdício de tempo e diminui a chance de erros com a operação; É possível emitir a nota fiscal com a Conta Azul Pro, de forma mais prática e 100% online.

Ao analisar uma DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) de uma NFC-e emitida, encontre o número da NFC-e na parte inferior. Este número geralmente aparece depois dos dados do consumidor e acompanhado da série da nota.

O que pode substituir a nota fiscal? Fica claro que o recibo não pode substituir a nota fiscal quando se trata de comércio de bens: é necessária a emissão da nota para dar posse do produto. O que tem valor similar à nota fiscal, para casos de varejo, é o cupom fiscal.

Entenda como funciona a emissão da NFCe

  1. Os dados da nota são preenchidos;
  2. Por meio de uma conexão direta com a Sefaz, as informações são enviadas;
  3. A resposta da Sefaz retorna imediatamente;
  4. O consumidor recebe o DANFE NFCe impresso ou via e-mail, caso preferir.

Antes dessa mudança, todo lojista era obrigado a ter o SAT para solicitar a autorização da emissão de NFC-e. Agora, essa obrigação foi revogada. Ou seja, os comerciantes de São Paulo não precisam mais ter o equipamento SAT para conseguir realizar o credenciamento para emissão de NFC-e.

Além de ser uma obrigação perante o fisco, a emissão de NF-es diminui o processo burocrático gasto com tempo e recursos financeiros. Seja para comprovar a venda de mercadorias ou para identificar a prestação de serviços, a emissão de notas fiscais eletrônicas garante transparência às instituições.

Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias; Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas; Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.

NF-e ou NFe significa Nota Fiscal Eletrônica. A NFe é o documento oficial que comprova a realização de uma transação comercial entre empresas jurídicas e pessoas físicas e também de uma empresa (pessoa jurídica) com outra.

A nota fiscal deve ser feita em operações de venda, troca, transferência, devolução e compra. Já o cupom é feito de um varejista para o cliente final. A nota permite o direito à troca, o cupom não. Isso acontece porque a nota registra as informações relacionadas ao comprador, à transportadora e à companhia.

A tecnologia NFC é basicamente um mecanismo de troca de dados por aproximação entre dispositivos, que serve para executar diversas funções. A conexão NFC está presente em diversos equipamentos, como fechaduras inteligentes, cartões de crédito, cartões de transporte e principalmente em celulares.

A Nota Fiscal de Consumidor EletrônicaNFC-e – é um documento de existência apenas digital,emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais devenda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica)em operação interna e sem geração de ...

Como vimos acima, a lei municipal geralmente determina que a nota fiscal de serviço deve ser emitida uma vez que o serviço seja prestado, independentemente de pagamento. Se isso não ocorrer, o contribuinte corre 2 riscos principais: ser multado e/ou sofrer outras penalidades impostas pelo fisco.

As empresas enquadradas na obrigatoriedade de emissão de NF-e, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse o limite de R$120.000,00, podem solicitar a dispensa de obrigatoriedade de emissão de NF-e.

4. Em quais tipos de operações a NFC-e pode ser utilizada? Somente nas operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (delivery). Para as demais operações, o contribuinte deverá utilizar a nota fiscal eletrônica modelo 55 (NF-e).

Como transformar cupom fiscal em nota fiscal? Para converter o cupom fiscal por uma NF-e é preciso acessar o sistema de emissão fiscal usado pela empresa e indicar o número do cupom que está sendo trocado.