Qual a diferença da moranga e da abóbora?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

O nome “moranga” tem a curiosidade de derivar do idioma africano quicongo, com a fruta também sendo conhecida como “bugango” ou “mogango” entre açorianos e até mesmo em regiões brasileiras com colonização açoriana importante.

A abóbora moranga é uma variedade de abóbora de formato arredondado e achatado, com casca dura e grossa, geralmente na cor laranja ou verde-escura. Ela é originária da América do Sul e é muito comum na culinária brasileira, especialmente na região Sudeste do país.

Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

Contribui para o bom humor e bem-estar devido à presença de triptofano, que ajuda na produção da serotonina, o hormônio do prazer, Mata parasitas intestinais – principalmente suas sementes e o chá feito a partir de suas folhas, Ajuda a dormir melhor, Aumenta a fertilidade das mulheres e a combater os sintomas da TPM.

Muitos são os benefícios atrelados ao consumo de moringa, entre eles estão: propriedades antidiabéticas, anticancerígenas, ela pode ser usada como um potente neuroprotetor, tratando a demência melhorando assim a função colinérgica e a memória, também agindo na redução da acidez em úlceras gástricas, artrite, entre ...

Musquee de Provence

Musquee de Provence. De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias. A coloração ocre é conquistada apenas quando o fruto está bem maduro, antes disso, a cor predominante é verde-escuro.

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.

É um género conhecido por espécies de uso popular, por exemplo: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo, Cucurbita argyrosperma e Cucurbita ficifolia, popularmente chamadas de morangas, abóboras, jerimuns, mogangos, calabaça e gilas.

Abóbora - Também conhecida como "jerimum" no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso "jabá com jerimum".

Abobrinha
Mas seus benefícios não param por aí: essa versão da abóbora também tem poder antioxidante, favorece diabéticos por diminuir os níveis de açúcar no sangue e ainda conta com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Abóbora cabotiá
Sua polpa possui coloração amarela-alaranjada. A textura densa da abóbora cabotiá e seu sabor aveludado, terroso e levemente e adocicado, tornam-a ideal para preparações salgadas.

Mercado para abóbora cabotiá no Brasil
A abóbora cabotiá é o tipo mais popular no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Em geral, a casca de abóbora é comestível, sendo uma fonte de vitamina A e fibras. No entanto, a sua categorização como “comestível” só indica que essa parte do alimento pode ser consumida sem nenhum perigo, e não se ela pode ser aproveitada como uma parte saborosa do alimento.

Sobre a abóbora moranga
Ela pode fazer parte de pratos salgados quando cozida, assada ou refogada, sendo servida acompanhada de carnes, em saladas ou em forma de purê; ou ainda figurar em pratos doces, como doce de abóbora, bolos ou pudins. E, além dessas opções, as sementes podem ser servidas como um petisco saboroso.

Elas podem ser consumidas em saladas e sopas, ou cruas e temperadas com especiarias.

A preferência na hora de escolher deve se dar pelos frutos que possuem talo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenos machucados ou fissuras superficiais na casca geralmente não comprometem a qualidade. Se resta dúvida entre duas morangas do mesmo tamanho, opte pela moranga mais pesada.

Nome popular: Abóbora, moranga, abóbora-listada, jerimum, jerimum-caboclo. Nome científico: Cucurbita pepo L. Originária de: Continente americano.

Assim, a abóbora cabotiá é um forte aliado contra o envelhecimento. Mas, acredite, os benefícios de consumir esse alimento não param por aí. Ela ajuda ainda no fortalecimento de ossos e dentes, bem como o fortalecimento dos músculos. Proporciona benefícios à saúde do coração, além de ajudar no emagrecimento.

Fonte de fibras
Assim, tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia. Porém, como a abóbora é fonte de carboidratos, sugere-se não consumi-la em grandes quantidades.