Qual a diferença da DUM e DPP?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.

Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.

Na primeira metade da gravidez se a diferença é de mais de 7 dias, o médico deverá utilizar o ultrassom para calcular a sua idade gestacional com maior precisão. Já nos exames de ultrassom do terceiro trimestre, caso a diferença seja muito grande, isto pode ser um sinal de que o bebê está grande ou pequeno.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

A razão principal da dificuldade de acertar o dia do parto é o fato do nascimento poder acontecer entre as semanas 38 e 42 de gravidez. Ou seja, existem quatro semanas de margem de erro, apesar de que normalmente o obstetra conseguirá chegar bem mais próximo do dia exato.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Convenciona-se que a contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida.

O método mais simples de calcular a idade gestacional é pela data da última menstruação, a DUM:

  1. Conta-se a quantidade de dias desde o primeiro dia da última menstruação;
  2. Depois disso, divide-se por 7. Assim, sabemos a idade gestacional em semanas;
  3. O resto da divisão é o número de dias.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.

Fecundação no mesmo dia da relação sexual
Se a relação sexual ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode acontecer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Tem razão quando diz que médicos diferentes poderão obter resultados diferentes ao medir o seu abdómen. A melhor medição é por ultra-sons, que mostra como o crescimento do bebé corresponde à s suas datas.

Data Provável do Parto ou DPP é uma data bem conhecida e aguardada pelas gestantes. Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto do bebê e é calculada a partir da data da sua última menstruação. Portanto é uma sigla nova, que muitas mamães desconhecem, mas de extrema importância.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Com efeito, a outra forma de avaliarmos a idade gestacional é através da Data da Última Menstruação, ou simplesmente DUM. Todavia, infelizmente em aproximadamente 40% das gravidezes a DUM não é conhecida ou a informação não é confiável.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).