Qual a diferença da codeína para o tramadol?

Perguntado por: aibrahim9 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Tanto o tramadol quanto a codeína são analgésicos opioides prescritos e parecem ser igualmente eficazes em termos de alívio da dor. Uma das diferenças mais significativas é que a codeína é um analgésico opióide derivado natural, enquanto o tramadol é uma substância sintetizada.

Pacientes com história de reações anafiláticas à codeína e a outros opioides podem estar sob risco aumentado e, portanto, não devem ser tratados com cloridrato de tramadol + paracetamol. Reações anafiláticas sérias e raramente fatais foram relatadas em pacientes recebendo tramadol.

Opioides fortes – tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.

Medicamentos Similares: Codex®, Vicodil®, Paco®.

A principal diferença entre a codeína e a morfina é que, apesar de ambas serem derivadas da papoula, uma é mais potente que a outra. Estima-se que a morfina seja 12 vezes mais potente que a codeína, sendo indicada para casos mais extremos.

Vendida apenas com prescrição médica, a codeína é o medicamento da classe dos opióides mais utilizado no tratamento da dor. Seu uso costuma ser indicado em casos de dores cuja intensidade não melhore com o uso de analgésicos comuns, mas que, ao mesmo tempo, não necessitem de tratamentos mais fortes.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

  • Constipação.
  • Náusea e vômito.
  • Sonolência.
  • Confusão, tontura.
  • Vertigem.
  • Boca seca.
  • Dor de cabeça.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Caso você faça uso conforme a orientação médica, o fármaco é seguro. Porém, como todo remédio, o tramadol pode causar efeitos colaterais como tontura, náusea, dor de cabeça, prisão de ventre, boca seca, vômito e fadiga. Raramente, são observadas reações adversas como alucinações, distúrbios do sono e falta de ar.

Tramadol não é morfina.
Embora ambos sejam utilizados para o tratamento de dor, eles não possuem o mesmo princípio ativo. Para começar a diferenciá-los, essa é a primeira resposta que precisa ficar clara. O Tramadol é um analgésico, do tipo opioide, assim como a morfina, que também é oriunda do ópio.

Dor pós-operatória (associados ou não com analgésicos não opioides) Dor crônica (lombar, artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia etc.) Dor oncológica. Dor neuropática.

Mas, agora, a FDA se moveu na direção oposta: autorizou o lançamento de um opioide 10 vezes mais potente que o fentanyl, hoje o mais forte do mercado. O novo produto se chama Dsuvia, e é uma ...

O opioide fraco atualmente disponível no SUS para o tratamento da dor crônica é a codeína.

“Entre os analgésicos e antitérmicos, o paracetamol é uma droga seguríssima. Tão segura que até os hepatologistas a receitam, inclusive para pacientes que tenham doença crônica de fígado, desde que não se ultrapasse 3 a 4 gramas diários”, esclarece.

Como a codeína é um remédio de tarja preta, você terá de esperar pela remessa da receita médica em duas vias pelo Correio até o seu endereço. Apenas os medicamentos de uso controlado têm essa exigência.

A codeína deve ser usada com cautela em pacientes com diminuição da reserva brônquica, asma brônquica, edema pulmonar, doença obstrutiva das vias aéreas, depressão respiratória aguda ou distúrbios obstrutivos do intestino e em pacientes com risco de íleo paralítico.

A codeína serve para tratar dores moderadas ou intensas, que não cedem com a utilização de analgésicos comuns. Existem versões de fármacos que combinam codeína e paracetamol ou diclofenaco sódico, a fim de reforçar o efeito analgésico.

O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação analgésica é de 4 horas. O pico do efeito analgésico é obtido entre 60 a 120 minutos. Equivalência: 200 mg de codeína por via oral e 130 mg de codeína por via intramuscular equivalem a 10 mg de morfina intra- muscular.

O Protocolo Clínico para o tratamento de Dor Crônica do Ministério da Saúde menciona o tramadol, mas não preconiza o seu uso. 2.10. O medicamento, procedimento ou produto está disponível no SUS? Consta na REME-DF 2021 que tramadol é padronizado na SES-DF apenas para uso hospitalar, na forma injetável.

Tramal contém uma substância ativa que pertence ao grupo de opioides. Os opioides podem causar distúrbios respiratórios associados ao sono como, por exemplo, apneia central do sono (rasa/pausa da respiração durante o sono) e hipoxemia relacionada ao sono (baixo nível de oxigênio no sangue).

Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia. Produto de venda controlada. Dispensação presencial, mediante retenção da receita médica e portando documento com foto.