Qual a diferença da cobiça e da inveja?

Perguntado por: apires . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Cobiça é desejar o que é do outro. Ele perde e a gente ganha. Inveja é desejar que o outro perca, sem que a gente precise ganhar ou tirar alguma vantagem. Os invejosos são os piores, pois é difícil percebê-los, já que eles não ganham nada com o fato.

Sentir muita inveja de algo/alguém.

A diferença entre o desejo e a cobiça, é que ele permite esperar, enquanto que ela não. A cobiça tira a vida do cobiçoso e pode ter origem no desejo.

A cobiça pode ser caracterizada pelo desejo de possuir bens materiais e a ambição desmedida por riquezas. Aquilo que é de outra pessoa sempre chama mais atenção e é o objetivo a ser conquistado.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Significado de Cobiçado
adjetivo Desejado; que é alvo de cobiça, desejo exagerado: ele tinha cobiçado o meu emprego. Almejado; que se deseja ou almeja algo intensa e exageradamente: emprego muito cobiçado.

Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna, segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2539, o pecado da inveja.

Quando for cobiçar alguma coisa do próximo, cobiça a cruz que ele carrega também.

É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.

quem cobiça o que é dos outros perde até o que não tinha.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia" (Gálatas 5:19).

É o Latim CUPIDITAS, “desejo intenso, ambição”, de CUPIDUS, “desejoso”, de CUPERE, “querer, desejar ardentemente”.

1 desejar. Querer: 2 pedir. 3 ambicionar, anelar, ansiar, apetecer, aspirar, desejar, querer.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor. Portanto, se as escolhemos, não há outra recompensa senão a corrupção e a morte.

Desejar de forma imoderada possuir algo que, geralmente, pertence a outrem; desejar com cobiça.

1. desambição. 2. desapego, abnegação, desinteresse, desprendimento, indiferença, desamor, isenção.

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

Aos domingos e outros dias festivos de preceito, os fiéis não devem se ocupar com trabalhos e negócios que afastem a alegria própria do Dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia ou o devido repouso do espírito e do corpo.

9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Este mandamento reprova a acusação de alguma pessoa por aquilo que ela não fez. Portanto, pode-se dizer que ele trata da calúnia, da mentira, da fofoca e da difamação.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.