Qual a diferença Alprazolam e Clonazepam?

Perguntado por: isales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O Clonazepam (também conhecido como Rivotril) e o alprazolam são benzodiazepínicos. Ademais, os dois causam sedação e relaxamento muscular e são anticonvulsivantes e ansiolíticos. Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso.

De acordo com a bula, essa medicação é indicada para: Transtorno de ansiedade. Síndrome do pânico (com ou sem agorafobia) Transtorno de ansiedade associado a outras condições, como abstinência ao álcool.

O clonazepam também podem provocar esses efeitos, mas eles costumam ser menos intensos do que em outros benzodiazepínicos, como alprazolam, lorazepam e oxazepam.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso. Em geral, se usa o clonazepam em episódios pontuais. Já o alprazolam, por sua vez, é para uso de forma contínua.

Não se deve misturar o Alprazolam, ou qualquer outro benzodiazepínico, com o consumo de bebidas alcoólicas. Ambas as substâncias são depressoras do sistema nervoso, e a sua mistura potencializa os efeitos negativos do consumo de ambos.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

O clonazepam é um medicamento benzodiazepínico usado no tratamento de ansiedade, transtornos do humor, entre outras condições. Ele também é muito conhecido por Rivotril, marca comercial do medicamento de referência.

No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação do alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida. Uma dose administrada pela manhã pode trazer o efeito dentro de 1 h a 2 h após a administração em adultos saudáveis.

O alprazolam pode prejudicar a capacidade de pensamento, raciocínio ou resposta imediata aos estímulos, devido ao seu efeito sedativo. Portanto, evite dirigir ou executar qualquer ação que exija um constante estado de alerta.

Limites da dose habitual
Com alprazolam, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente. A dose média em um grande estudo multi-clínico foi 5,7 ± 2,27mg, com pacientes necessitando, ocasionalmente, de um máximo de 10mg diariamente.

Reações muito comuns (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam esse medicamento): depressão, sedação, sonolência, ataxia (dificuldade na coordenação motora), comprometimento da memória, disartria (fala empastada), tontura, cefaleia (dor de cabeça), constipação, boca seca, fadiga (cansaço) e irritabilidade.

“Após 11 horas, ele começa a deixar o organismo”, esclarece a psiquiatra Márcia Surdo, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação de alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida. Uma dose administrada pela manhã pode trazer o efeito dentro de 1hora a 2 horas após a administração em adultos saudáveis.

As manifestações de superdosagem do alprazolam incluem sonolência, confusão, comprometimento da coordenação, reflexos reduzidos e coma 1. Foi relatada a ocorrência de morte em associação com doses excessivas de alprazolam, assim como com outros benzodiazepínicos.

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Distúrbios epilépticos
A dose diária máxima recomendada é de 20 mg e não deve ser excedida. O uso de múltiplos anticonvulsivantes pode resultar no aumento dos efeitos adversos depressores. Isso deve ser considerado antes de adicionar Clonazepam ao regime anticonvulsivante existente.

Medicamentos Com Alprazolam Tarja Preta.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Dose inicial
1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.