Qual a desvantagem do porcelanato acetinado?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Troca: o processo de troca é a principal desvantagem desse tipo de piso. No caso de necessidade de trocar o revestimento, o processo de retirada é mais complexo e isso pode fazer com que a peça não seja uma opção quando não se há total certeza de que você realmente quer um piso com acabamento fosco.

Porcelanato natural
O porcelanato acetinado, também chamado de natural ou fosco, por ser uma opção de revestimento que não vem com aquela camada de brilho por cima, é mais fácil de limpar do que os outros.

Ele tem como vantagem proporcionar aconchego e comodidade para o seu ambiente, podendo ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas (nesse caso, em produtos classificados como específicos para áreas externas).

A principal dica para tirar risco de porcelanato é o uso do saponáceo cremoso, também conhecido como CIF. Além disso, ele remove manchas superficiais. É muito importante escolher o produto na versão cremosa, já que a em pó tende a ser mais agressiva, o que pode piorar a condição da peça.

Separe um balde e prepare uma solução com detergente neutro e água; Pegue um pano, molhe o tecido na solução, retire o excesso e passe sobre a superfície; Por fim, para finalizar a etapa de como limpar porcelanato acetinado, espere o piso secar sozinho, pois ele é capaz de absorver a água.

USAR ESPONJAS OU UTENSÍLIOS ÁSPEROS
Objetos de característica áspera podem causar inúmeros estragos na superfície do porcelanato. Sabendo disso, tome cuidado com esponjas muito duras ou grosseiras, lãs de aço (como o Bombril) ou a vassoura, no caso de revestimentos mais brilhantes e “sensíveis”.

O porcelanato acetinado para banheiro é uma opção interessante especialmente para quem tem crianças em casa. Trata-se de um revestimento mais fosco e resistente a manchas e arranhões.

O porcelanato acetinado escorrega menos
Está aí mais um motivo para optar pelo porcelanato acetinado. Isso porque, ele oferece mais aderência do que um acabamento polido, por exemplo. Mas, é importante dizer que ele ainda não é considerado um material antiderrapante.

O porcelanato acetinado tem características que são ideias para a aplicação na cozinha. Devido ao seu acabamento, a peça tem menos porosidade e menor absorção de líquido, o que diminui a propensão a manchas. Se for comparado ao polido, ele apresenta mais resistência.

Alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos. Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.

Evite usar qualquer tipo de produto abrasivo em seu piso de porcelanato. Materiais pesados como o querosene e água sanitária podem danificar a superfície do seu chão de forma irreversível.

Porcelanato esmaltado
É resistente e fácil de limpar. Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo.

bege

A cor de porcelanato mais usada é o bege. É um tom versátil, clássico e prático de limpar no dia a dia. Além disso, você consegue usar as cores de porcelanato bege em todos os cômodos da casa.

Acetinado. O porcelanato acetinado, por sua vez, não tem aquela camada de brilho na superfície, ao passo que é mais fácil de limpar. Basicamente, você deve usar uma colher de detergente de cozinha para cada 5 litros de água. Com o chão bem varrido, você deve passar a solução com um pano e rodo.

Sim, é possível polir porcelanato fosco. Para isto basta usar um pó para polimento de porcelanato umedecido em água e esfregá-lo no piso com uma enceradeira ou esfregão fazendo movimentos circulares.

Já expliquei que a cera protetora não penetra no material, portanto, ao observar o porcelanato polido embaçado, se você avaliar o piso contra o reflexo da luz (olhe ao horizonte) você irá perceber que o piso pouco ou nada brilha, pois, a cera está sobre ele.

Qual a diferença entre porcelanato polido e esmaltado? O porcelanato polido recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o porcelanato esmaltado ganha uma camada neutra de esmalte e em seguida o desenho da estampa.

Limpeza diária
Para limpar o porcelanato no dia a dia com eficiência, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhá-lo. Depois, passe o pano molhado com uma solução que pode ser feita com uma colher de sopa de sabão neutro ou detergente, diluído em cinco litros de água.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

Em um balde coloque água e detergente neutro. Com um pano limpo passe a mistura em cima do porcelanato polido. Depois com um pano seco passe novamente para secar. Você também pode passar o CIF Cremoso no ambiente e com um pano úmido retire o excesso do produto e passe um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.

Além disso, a limpeza com o vinagre é uma ótima opção de manutenção no dia a dia para deixar o seu piso sempre brilhante e com aspecto de novo. E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.