Qual a desvantagem do micro-ondas?

Perguntado por: esilva8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

No forno micro-ondas a água fica superaquecida. A temperatura chega ao que seria o nível de ebulição, mas sem borbulhar, o que engana o usuário sobre a possibilidade de ela estar fervendo. Isso pode ocasionar queimaduras ao se abrir a porta, nas mãos e rosto.

2- Papel Alumínio: por ser um metal, o calor faz o papel soltar faíscas que podem danificar o seu microondas. O melhor para evitar isso é usar um plástico filme aderente, que cumpre a mesma função, mas de uma forma segura. 3- Alguns alimentos: certos alimentos não devem ser cozidos ou reaquecidos no microondas.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

Use uma lâmpada que reaja ao aparelho
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.

Quando você deixa seu micro-ondas ligado na tomada, sem utilizá-lo, ele entra no modo stand-by, que é um grande vilão. Isto porque, ele continua sugando energia e pode representar um consumo mensal de 12%. Então, já sabe, se não estiver utilizando o micro-ondas, tire-o da tomada e economize.

10 anos

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.

Quais são os problemas mais comuns?

  • O aparelho não liga. Sem dúvida, esse é um dos problemas mais desagradáveis e infelizmente é comum de acontecer. ...
  • O micro-ondas não gira. ...
  • O aparelho está saindo faíscas. ...
  • O micro-ondas não aquece. ...
  • Trocando o fusível. ...
  • Trocando a lâmpada. ...
  • Fazendo a troca do diodo de potência.

Você pode cozinhar desde legumes, arroz, omelete, pudim até mesmo o ovo sem casca. Porém, vale lembrar que, principalmente, na hora de fazer legumes é importante fazer furos no alimento para que ele seja aquecido de forma igual e eficiente.

O preço do aquecimento de água no forno de micro- ondas é mais de duas vezes maior que no fogão a gás. Ou seja, se for gasto R$ 1,00 no fogão, será gasto mais de R$ 2,00 no microondas.

Panela de alumínio: não pode!
Itens de alumínio não podem, de jeito algum, ir no micro-ondas, pois o calor das ondas em contato com o metal pode causar acidentes sérios, que colocam em risco a sua família, a sua casa e seu aparelho.

Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos.

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

6 alimentos que NÃO se deve esquentar no micro-ondas

  • Arroz. Esse aqui todos já requentaram pelo menos uma vez, mas saiba que ele pode causar uma intoxicação alimentar. ...
  • Ovos cozidos. ...
  • Leite materno. ...
  • Folhas verdes. ...
  • Pimentas. ...
  • Molhos.

Radiação segura
Quanto à radiação do micro-ondas, ela é completamente inofensiva. Eles usam radiação eletromagnética de baixa frequência - o mesmo tipo usado em lâmpadas e rádios.

Para esquentar leite no micro-ondas sem derramar, o segredo é mexer o líquido a cada 15 segundos e configurar o micro-ondas na potência de 70%. Além disso, você também pode utilizar uma luva de limpeza (ou qualquer outra luva protetora) durante o processo.