Qual a desvantagem do autotransformador?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

A principal desvantagem de um autotransformador é que ele não tem isolamento de enrolamento primário para secundário. Ou seja, um autotransformador não é seguro na redução de tensões altas para tensões muito mais baixas.

Como eu te falei, o autotransformador serve pra transformar a corrente elétrica que passa da tomada pro seu aparelho, tá? E ele serve pra mudar ela de 110V pra 220V e 220V em 110V!

Isto é, a diferença entre transformador e autotransformador é, basicamente, que o primeiro possui uma bobina única, enquanto que o segundo possui dois enrolamentos. Esse tipo de diferenciação já provoca aplicações distintas para cada modelo.

O autotransformadores tem muitas vantagens sobre os transformadores convencionais isoladores.

  • Mais eficientes para a mesma classificação de VA.
  • Menores em tamanho.
  • Menor custo, pois o uso de cobre é menor em sua construção.
  • Perdas menores de núcleo e cobre.

O auto-transformador é do tipo redutor quando o número de espiras do secundário é inferior ao do primário (Figura 13.11. a), e do tipo elevador no caso contrário (Figura 13.11.

O ideal é o que o autotransformador tenha sempre 30% a mais de potência do que equipamento conectado a ele. Essa margem é importante para que não haja sobrecarga de tensão. Quer um exemplo simples de quando utilizar o produto? Sua casa só possui tomadas 110 V, porém a geladeira é 220 V.

Algumas características do autotransformador
Não possui isolação, entre a rede e a carga, minimizando seu custo e tamanho. Não possui entrada e saída definidas ou seja pode utilizar ambas as tensões como entrada ou saída. Gera menos queda de tensão quanto está em carga.

Se ligarmos o transformador invertido a alta corrente é limitada pela lâmpada que então acende com brilho normal. Se tentarmos medir a tensão no outro enrolamento, dependendo do multímetro usado podemos ter um valor muito acima do esperado.

Já o autotransformador é uma máquina elétrica que faz a mesma indução de potência a um circuito, com alteração de tensão e corrente, mas contrário ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a voltagem desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos ...

Então qual é o melhor para ser usado? O nobreak e o estabilizador possuem componentes eletrônicos em suas saídas, já o transformador não, por isso o transformador é bem mais adequado e robusto, pois aguenta mais potência que o restante, mesmo sendo da mesma capacidade.

Para fazer funcionar esta máquina, será necessário um transformador que faça mudança da tensão de 220V para 380 V. O Transformador 220V para 380V é, então, ideal, pois ao alimentá-lo em 220 V trifásico, haverá 380V trifásico na saída.

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

Um autotransformador monofasico é um transformador monofásico com apenas um enrolamento. Não possui enrolamentos primários e secundários separados. A corrente no enrolamento se divide e flui através da carga e do caminho de retorno. Este tipo de transformador é usado para aumentar ou diminuir a tensão.

A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.

Transformador 110 para 220 volts para geladeira.

O autotransformador para chave compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador específica-se o número de partidas por hora máximo.