Qual a desvantagem de uma associação?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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A associação tem uma grande desvantagem em relação à Cooperativa, ela engessa o capital e o patrimônio, em compensação tem algumas vantagens que compensam grupos que querem se organizar, mesmo para comercializar seus produtos: o gerenciamento é mais simples e o custo de registro é menor.

Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando a superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.

Diretoria. Também denominada de Diretoria Executiva, é o órgão responsável pela administração da associação, podendo ser composta por apenas um presidente, bem como por diversos diretores (financeiro, administrativo, secretário, de projetos, técnico etc.), a depender do tamanho e volume de atividades da entidade.

Enquanto o Ministério Público possui atribuições pontuais para fiscalizar e zelar pelo patrimônio social das associações, no tocante às fundações exerce funções mais precisas e rotineiras, mediante os atos de velamento.

Diante o exposto, observa-se como principais desafios: as dificuldades organizacionais, de pessoal, financeiras, de transparência, de comunicação e marketing. A presente seção aborda os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do trabalho de maneira que possibilita o alcance do objetivo proposto.

Os diferentes tipos de Associação

  • Associações culturais, desportivas e sociais.
  • Associações de produtores rurais.
  • Associações de classe.
  • Associações filantrópicas e em defesa da vida.
  • Associações de consumidores.
  • Conteúdo extra.

O registro de sua associação transmite clareza e responsabilidade, além de evitar dor de cabeça futura. Seja como for, uma associação registrada, é uma associação regularizada, efetivada e apta para promover na sociedade os objetivos almejados por seus integrantes.

É importante salientar que as associações necessitam de que sua contabilidade seja norteada pela instrução ITG 2002 (R1) do Conselho Federal de Contabilidade, ou seja, não se trata de uma contabilidade comercial ou simplificada, mas que deve ser feita com todos os critérios e atendimento aos regramentos daquela norma.

Trata-se de uma taxa anual para que o profissional torne-se um associado em dia com a Instituição, onde ele poderá usufruir dos benefícios e ter direito a voz e voto nas assembleias.

A captação de recursos no terceiro setor
A captação de recursos é a principal forma de conseguir recursos para associação. Muito utilizada pelo terceiro setor, muitas vezes ela se dá por meio de contribuições voluntárias de outras empresas e pessoas físicas.

Uma associação requer ao menos dez membros na sua formação inicial.

A Diretoria é o órgão responsável por toda administração da associação, composta de seis (06) membros: Presidente; Vice-Presidente; I Secretário; II Secretário; I Tesoureiro; II Tesoureiro.

Ambos os tipos de dirigentes podem receber salário com respaldo da Lei 12.686/2013. A mesma estabelece que o valor do salário bruto deve ser até no máximo da remuneração do Poder Executivo Federal. Além disso, a soma dos salários de todos os diretores não pode ultrapassar cinco vezes esse valor.

nenhum dirigente remunerado poderá ser cônjuge ou parente até 3º grau, inclusive por afinidade ou consanguinidade, dos instituidores, sócios, conselheiros, benfeitores ou equivalentes da instituição.

A associação é uma pessoa jurídica de direito privado, com personalidade legal própria. Os diretores são aqueles que possuem competência e autorização para representar a pessoa jurídica. A regra é para que a responsabilidade pelos atos praticados em nome da pessoa jurídica seja suportada por essa.