Qual a desvantagem de pagar a vista?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ter esse dinheiro em mãos pode acabar fazendo falta. Outra desvantagem é que, dependendo do valor do produto, você pode não ter a quantia toda em dinheiro. Nesse caso, ou você não compra ou junta dinheiro por muito tempo.

Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.

Maior controle financeiro
Além disso, os carnês e outros parcelamentos podem comprometer o orçamento familiar, facilitando o endividamento. Logo, ao pagar à vista, você não tem valores em aberto, e fica mais fácil honrar os seus compromissos.

Os especialistas alertam que a prática de sempre parcelar as compras pode ser uma armadilha. Porque abusar dos parcelamentos é sempre uma via rápida para o descontrole. O consumidor acaba não avaliando sempre se ele realmente tem necessidade daquele produto e como ficará sua situação financeira futura ao comprá-lo.

Um pagamento parcelado, por exemplo, pode significar custos maiores, pois o dinheiro tem valor no tempo. Assim, o preço do tempo — assim como dos riscos — é frequentemente dado na forma de juros.

Uma das maiores vantagens de se comprar parcelado é conseguir efetuar a transação de um bem de alto valor que você não teria como pagar à vista. Dessa forma, você não compromete os seus rendimentos mensais e pode se organizar até mesmo para a compra simultânea de um ou mais produtos de alto valor.

O estabelecimento comercial não é obrigado a aceitar o pagamento por meio de cartões de crédito ou débito, mas, caso disponha desses meios, não pode estabelecer um limite mínimo para o comprador.

Com a nova lei, os preços de bens e serviços podem ser diferentes, de acordo com a forma de pagamento utilizado. Exemplos: Loja virtual, se quiser, pode oferecer 10% de desconto para compras feitas em boleto. Loja física, se quiser, pode oferecer 5% de desconto no pagamento em dinheiro.

Vantagens do parcelamento de fatura de cartão de crédito
Pagamento mais flexível: o parcelamento permite que o cliente divida o pagamento da fatura em parcelas mensais, tornando-o mais fácil de gerenciar e pagar.

A diferença óbvia de pagar à vista ou parcelado está na hora do pagamento. Enquanto no primeiro o consumidor deverá pagar o produto por completo, no outro ele pagará parcelas do valor durante alguns meses.

Você deve saber que comprar à vista sai sempre mais barato do que financiar e pagar juros. Afinal, sai bem menos dinheiro do seu bolso. Ao poupar e investir, você ganha uma mãozinha da rentabilidade das aplicações financeiras, enquanto que no financiamento você paga pelo dinheiro emprestado.

A compra à vista é praticamente um consenso entre especialistas e educadores financeiros como sendo a melhor opção na hora de efetuar uma compra.

substantivo feminino Prejuízo; situação ou condição inferior em relação a outra coisa, pessoa ou assunto; ausência de vantagem: desvantagem para os menos experientes; há desvantagem na ignorância.

Sim, estabelecimentos podem cobrar taxa de cartão! Essa prática é regularizada pela Lei nº 13.455, de 26 de junho de 2017. O texto deixa claro que é permitida a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

Parcelar pode se tornar um vício
Ao olhar o orçamento, com o tempo é provável que se enxergue apenas o valor da parcela. E de muitas parcelas. E o estrago normalmente estará bem grande. O impulso e a falta de controle poderão levá-lo a criar outros parcelamentos e a comprometer sua renda de forma perigosa.

Parcelamento sem juros não deve acabar
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) também foi contra o alvo ser o parcelamento sem juros e informou que "não há qualquer pretensão de se acabar com as compras parceladas no cartão de crédito".

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu nota, na segunda-feira (14), na qual afirmou não ter pretensão de acabar com o parcelamento no cartão. “Defendemos que o cartão de crédito deve ser mantido como relevante instrumento para o consumo, preservando a saúde financeira das famílias.

Qual a diferença entre crédito e débito? A principal diferença entre as duas modalidades é a forma como o pagamento é feito. Na função débito, o dinheiro é debitado na conta do pagador no momento da compra, enquanto no crédito, o pagamento é processado na hora, mas a cobrança só é feita depois por meio da fatura.

Em outras palavras, o juros nada mais é do que um dinheiro a mais que uma pessoa recebe depois de ter emprestado dinheiro a outra. Seguindo essa lógica, quando você compra um produto de forma parcelada, ele não está completamente pago.

O rotativo, é quando o cliente escolhe pagar o mínimo da fatura ou mesmo a deixar de pagar. Os juros do rotativo podem chegar a 13,1% ao mês. Já o parcelamento da fatura, fica em torno de 8,58% a.m. O cliente pode ainda optar por parcelar a fatura em até 24 meses.

Também comum entre os consumidores, o pagamento parcelado no cartão de crédito também permite ao lojista ou prestador de serviços receber a quantia à vista, já que o cliente torna-se devedor da instituição emissora do cartão, que por sua vez, repassa o valor da venda de uma só vez ao profissional.