Qual a desvantagem da departamentalização por projeto?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Um deles, a departamentalização por projeto tem como desvantagens a descontinuidade e a imprevisibilidade quanto à permanência das pessoas e dos recursos, o que gera angústia e preocupação.

Desvantagens da departamentalização por clientes: 1- As demais atividades da organização (como produção, finanças etc.) podem tornar-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente. 2- Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiência etc.)

DESVANTAGENS

  • Quando termina um projeto, a empresa pode ser obrigada a dispensar pessoal ou paralisar máquinas e equipamentos se não tiver outro projeto em vista.
  • Devido à descontinuidade e limitações, a departamentalização por projeto pode provocar em muitas pessoas desanimo pela imprevisibilidade de futuro no emprego.

Sua principal vantagem é a enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa que exige pontos definidos de início e término, com datas e prazos determinados. Cada projeto tem seu ciclo de vida específico. É o tipo de departamentalização orientado para resultados”.

Desvantagens

  • morosidade na implementação de medidas;
  • tomada de decisão longe da realidade do negócio;
  • menor competição;
  • ineficiência na utilização dos recursos;
  • medo de falhas.

A administração por objetivos só tem sucesso quando conta com o apoio integral da alta gerência da empresa. Quando as metas definidas são fora da realidade, pode acontecer de os funcionários se sentirem pressionados. Isso pode ser prejudicial para sua produtividade e motivação.

Tipos de departamentalização

  • Função. Essa é a organização que cria departamentos formados por pessoas que possuem habilidade e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro de um processo de trabalho. ...
  • Produto ou Serviço. ...
  • Territorial. ...
  • Cliente. ...
  • Processo ou equipamento. ...
  • Projeto. ...
  • Matriz. ...
  • Mista.

É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais freqüência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento.

A departamentalização por produto é a estrutura na qual todas as atividades e tarefas dos departamentos de uma empresa estão organizadas de acordo com os produtos ou serviços que oferecem ao mercado.

A departamentalização funcional (ou por funções) consiste no agrupamento das atividades semelhantes em unidades organizacionais. Isso quer dizer que os indivíduos que desempenham funções semelhantes ficam reunidos, a fim de que o trabalho possa ser desempenhado de modo mais integrado.

Algumas das desvantagens da estrutura funcional incluem: Dificuldade com tomada de decisão; Concorrência entre departamentos; Escopo estreito.

Aumento dos custos
Como cada divisão opera como uma entidade separada, também precisa dos seus próprios recursos, já que o compartilhamento de recursos entre as divisões nem sempre pode ser prático. Isso pode resultar na duplicação de recursos que podem não estar presente em uma estrutura mais centralizada.

VANTAGENS Possui uma maior facilidade para contratação de funcionários. VANTAGENS Possui chances de lucratividade maiores. DESVANTAGENS Deixa em segundo plano a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle de toda a organização.

A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.