Qual a descrição do processo reprodutivo etapas ou fases da abelha?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Os insetos passam por 4 fases diferentes: ovo, larva, pupa e adulto. Após 3 dias da fecundação, a rainha deposita o ovo no alvéolo das flores. Depois de 3 dias, a larva é libertada.

As abelhas operárias

  • Ovo – em torno de cinco dias. A abelha rainha deposita o ovo em um alvéolo de cera;
  • Larva – de 6 a 12 dias . A operária alimenta a larva que saiu do ovo até que ela complete o desenvolvimento;
  • Pupa – de 13 a 18 dias. As operárias fecham o alvéolo com cera. ...
  • Adulto – a partir de 21 dias.

São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies. Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

duas fases. A primeira, fase vegetativa, inicia-se com a germinação da semente indo até a planta adulta. A segunda, fase reprodutiva, vai do inicio da floração até a formação dos frutos e sementes.

1º - Brotamento: o corpo da planta pode desenvolve brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta. 2º - Divisão binária: a célula divide-se em duas células-filhas. 3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas.

No final da fase larval, 5 a 6 dias após a eclosão, a célula é operculada (Operculação - Processo pelo qual as abelhas fecham os alvéolos de [cria e de mel] com uma fina camada de cera, indicando, no caso do mel, a sua maturação, e no caso das crias, o último estágio de desenvolvimento.)

As abelhas são insetos sociais. Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.

O corpo é segmentado e se divide em três partes: Cabeça, Tórax e Abdômen. É na cabeça, que está localizada a maioria dos órgãos sensoriais das abelhas: visão, olfato, tato, gosto e audição. Externamente, podemos destacar os seguintes órgãos: olhos simples, olhos compostos, antenas e aparelho bucal.

As abelhas são insetos que formam sociedades altamente organizadas, que podem chegar até 100 mil indivíduos. Nessas sociedades encontramos três castas: as operárias, a rainha e o zangão. As abelhas operárias são fêmeas estéreis com ovários atrofiados que vivem por aproximadamente trinta dias.

A sociedade é uma relação ecológica harmônica intra-específica. Na maioria das espécies de abelhas, esta forma de organização é altamente concisa, havendo divisão de atividades entre os organismos que possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual.

Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.

Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.