Qual a descendência do sobrenome Lemos?

Perguntado por: edias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Lemos é um sobrenome toponímico ibérico, com origem no norte da Espanha do século 8.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Lemos vem do verbo ler. O mesmo que: estudamos, pronunciamos, proferimos, compreendemos, depreendemos, articulamos, declamamos, adivinhamos.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Radamés. Este raro sobrenome de origem espanhola é uma variação de Ramsés, que se origina nas palavras em egípcio Ramses, Rmssu, formado pela união dos elementos Ran, nome do deus supremo no Egito e mes que significa “filho” ou mesu, “nascer”.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania.

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta. O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis, de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular.

Ler permite ativar a imaginação, ampliar conhecimento, estimular o raciocínio, aperfeiçoar o vocabulário, além de ajudar a escrever melhor, a formar opinião, entre outros benefícios. Resumindo, esse importante hábito representa um excelente exercício para manter o cérebro e as capacidades mentais em forma.

Por exemplo, a fração lemos como sete nonos e significa que pegamos sete partes depois de dividir a unidade em nove.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Ziona Chana, de 76 anos, tinha 94 filhos e 33 netos
Com um total de 167 membros, a família é a maior do mundo, segundo a mídia local, embora isso dependa de se contar com os netos, dos quais Ziona tem 33.

Confira algumas:

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.