Qual a descendência do povo argentino?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Atualmente, a composição étnica da população argentina é a seguinte: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4%, outros 7,6%. Outra consequência da colonização é o idioma, o espanhol, entretanto, ele foi renomeado para castelhano pelos argentinos.

Os espanhóis se estabeleceram e começaram a colonizar a região da Argentina em 1516, quando o navegador espanhol Juan Diaz de Sólis, navegando pelo Rio da Prata, tornou oficial a conquista do território. Até então, a região dos pampas era habitada por nações indígenas e a região norte era parte do Império Inca.

A população indígena argentina é de 955.000 pessoas, 2,38% do total de habitantes do país, segundo o último censo nacional, de 2010. Está distribuída por toda a Argentina, mas com maior presença no norte e no sul.

Na Argentina, país emblemático pela qualidade de suas carnes, o estudo concluiu que os tipos preferidos são o vacío (fraldinha) ao forno de barro, bife de chorizo, matambre, costela na brasa, lombo de vitela defumado e lombo de vitela apimentado.

"No geral, a percepção dos brasileiros é que os argentinos são soberbos, politizados e aguerridos. Os argentinos, por sua vez, acham que os brasileiros são sinônimo de mulatas bonitas, natureza e futebol - sim, porque apesar da rivalidade em campo, aqui admiram muito o futebol brasileiro."

O historiador Boris Fausto, autor de Brasil e Argentina: Um Ensaio de História Comparada (1850-2002), explica que a rivalidade tem origem numa disputa geopolítica: “Começou no século 19, quando os dois países foram se configurando como os dois mais importantes do Cone Sul, com pretensões à hegemonia, à superioridade.

As relações entre Argentina e Brasil são tanto estreitas como históricas e abrangem todas as dimensões possíveis: economia, comércio, educação, cultura, turismo, defesa, ciência e tecnologia, entre outras. De guerra e rivalidade à amizade e aliança, esta complexa relação se estende por mais de dois séculos.

Resposta verificada por especialistas. O primeiro país na América do Sul a conquistar sua independência foi o Paraguai em 15 de maio de 1811, o país se tornou independente da Espanha.

O nome do país significa prata e vem da palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em em espanhol. "No ano de 1554 aparece pela primeira vez em uma peça de cartografia a denominação de Terra Argentea", escreveu o Ministério da Defesa da Argentina em sua página na web.

Composição étnica da Argentina
Assim como em outros países latino-americanos, a população da Argentina tem três raízes fundamentais: os povos originários que já ocupavam o território há milhares de anos, os europeus que invadiram o continente e os escravos africanos levados para lá à força.

A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação. Ela durou de 1530 a 1822, ano em que foi proclamada a independência.

Os historiadores destacam que, durante o processo de formação da Argentina como nação independente, os povos originários foram subjugados e ficaram à beira do extermínio.

Diferente do povo brasileiro, a gente em Buenos Aires frequentemente mostra uma atitude mais séria, formal e até distante (ou seja, com cara de poucos amigos). Totalmente oposto ao acostumado comportamento descontraído e mais latino dos habitantes de qualquer região do Brasil.

O idioma oficial da Argentina é o espanhol. No entanto, existem várias línguas minoritárias, incluindo, curiosamente, o galês.

Não seria exagero dizer que a empanada é o prato típico mais adorado e mais democrático da Argentina. Tem versões fritas, mas a mais comum é a assada, e os preços são muito em conta.

A comida típica da Argentina é a Parrilla e o Assado, normalmente acompanhada com “papas fritas” (batatas fritas) e salada. Arroz e massa são muito difíceis de encontrar nos restaurantes.