Qual a demonstração contábeis mais importante?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Considerada a demonstração mais importante para uma empresa, o balanço patrimonial representa da forma mais fiel possível a situação financeira e todo o rol de patrimônios de uma entidade durante um determinado período de tempo.

As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos que apontam a realidade econômica de uma empresa em um determinado período. Como um recorte, elas mostram o desempenho do negócio em formato de números e são fundamentais para a organização e planejamento financeiro e patrimonial do seu cliente.

Quais são as duas demonstrações contábeis que devem ser sempre analisadas em conjunto? A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

As principais demonstrações contábeis

  1. Balanço patrimonial. Esse documento oferece uma visão geral das atividades da empresa. ...
  2. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  3. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) ...
  4. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) ...
  5. Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
  6. Notas Explicativas.

O objetivo das demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos gerais é o de proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade, de maneira que essas informações sejam úteis a um grande número de classes de usuários em suas avaliações ...

O Fluxo de Caixa permite uma análise em curto prazo e a DRE possibilita um controle periódico de longo prazo da situação empresarial. O Fluxo de Caixa permite que você acompanhe o dinheiro disponível no caixa da sua empresa.

Dentre as principais demonstrações estão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Valor Adicionado (DVA), Notas explicativas.

Separadamente, o DRE e o fluxo de caixa têm suas limitações. Mas quando são reunidos eles se tornam ferramentas de análise muito valiosas para o sucesso das empresas. Enquanto o DFC gera dados em tempo real e mostra o que ocorre agora com seu negócio, o DRE dá uma visão a longo prazo sobre o planejamento financeiro.

O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar.

“As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.

Existem diversos tipos de demonstrações financeiras, como DRE, fluxo de caixa, balanço patrimonial, DVA, notas explicativas e DLPA. Cada um desses relatórios possui objetivos diferentes e serve como suporte para a tomada de decisões na empresa.

A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é um instrumento através do qual é possível avaliar se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízo em um determinado período, e vem complementar o balanço patrimonial.

Quais são as diferenças entre Balanço e DRE
O Demonstrativo de Resultado do Exercício serve para revelar o lucro líquido e o Balanço Patrimonial exibe a situação patrimonial e o patrimônio líquido resultante do resultado expressado na DRE. Para isso, seus resultados são gerados por contas contábeis diferentes.

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Finalmente, podemos responder à pergunta do título e revelar que, na verdade, não há diferença entre as demonstrações financeiras e contábeis. Os dois termos são utilizados para designar o mesmo conjunto de documentos, já citados anteriormente, como o Balanço Patrimonial e a DRE.

Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
A DRE está entre as obrigações de maior importância para as empresas. Com ela, os gestores conseguem tomar as suas decisões estratégicas mais facilmente ao unirem as informações sobre as finanças, ou seja, analisarem se as contas serão positivas ou negativas.

Existem quatro demonstrações financeiras básicas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).

A principal vantagem das demonstrações contábeis é que elas oferecem à gestão da empresa um panorama fiel e muito completo sobre a real situação financeira do negócio. E, com isso, é possível usufruir de muitos outros benefícios, que confirmam a importância da emissão desses documentos.

As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos.

FINALIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
É importante destacar que a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, tem como objetivo, representar a estrutura e o desempenho financeiro de uma entidade, proporcionando informações úteis aos seus gestores para a tomada de decisões.