Qual a definição de retrato e autorretrato?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.

O autorretrato é a representação de si mesmo e constitui o tema central da obra de muitos artistas. Por meio do autorretrato, esses artistas encontraram uma forma de expressar seus sentimentos e mostrar as características de sua sociedade e de sua época.

Retratos são fotografias que mostram pelo menos uma pessoa, com o rosto em destaque (ou parte dele). Assim, por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documentos podem ser classificadas como retratos.

Existem dois tipos: o auto-retrato físico e o auto-retrato moral. No físico é uma descrição da fisionomia da qual é descrita, enquanto no retrato moral descreve algumas características de seu espírito ou de seu pensamento.

A fotografia registra qualquer tipo de imagem, enquanto o retrato capta pessoas, em grupo ou sozinhas.

O autorretrato é uma forma antiga de representação imagética, presente já no antigo Egito. Desde então, muitos dos antigos mestres, assim como artistas modernos, reproduziram sua própria imagem em uma variedade de mídias por diversos motivos, sejam eles artísticos, comerciais ou de autopromoção.

Faça as linhas internas dos lábios, as sombras debaixo dos olhos e o sombreamento na ponte do nariz. Faça também as rugas, linhas de expressão e afins, assim como os acessórios que você usa (brincos, piercings), os detalhes das sobrancelhas etc. Quanto mais detalhado, mais realista vai ficar o desenho.

Em retrato, este é o plano em que o corpo aparece por inteiro, dos pés à cabeça. O protagonista da foto ocupa, portanto, todo o enquadramento da foto, sendo o ponto de interesse da captura. A fotografia pode mostrar a pessoa mais longe ou mais perto, mas sem cortar os pés ou a cabeça.

Modo retrato com desfoque de fundo no Android
A maioria dos aparelhos faz isso usando duas câmeras (dois sensores). Alguns smartphones, com o Pixel 2, já apresentam modo retrato (bokeh) via software, criando um resultado lindo, com a tecnologia do Google, sem usar duas câmeras.

Antes de pedir para a criança fazer seu auto-retrato, o que não é nada simples, tento deixá-la familiarizar-se com o tema. Conversamos sobre o que é um auto-retrato, observamos vários exemplos de artistas, em diferentes linguagens. Também observamos o rosto do amigo para analisar como são os olhos, o nariz, a boca etc.

Robert Cornelius

Em 1839, Robert Cornelius, um químico alemão que vivia na Filadélfia, Estados Unidos da América, fez história ao efetuar provavelmente o primeiro retrato de um ser humano, e também o primeiro autorretrato da história.

Na pintura, o retrato se afirma como gênero autônomo no século XIV, após ter sido utilizado no Egito, no mundo grego e na sociedade romana, com finalidades diversas: comemorativa, religiosa, funerária etc.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: retrato. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: retracto.

A realização de um autorretrato pode ser compreendida como um ato de afirmação da própria existência do artista. Todo autorretrato envolve também uma série de escolhas, pelas quais o artista define quais são os elementos valorizados nessa materialização de si na arte.

O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.

De Van Gogh e Goya a Frida Khalo, veja 9 autorretratos pintados à beira da morte

  • Frida Kahlo, A Coluna Quebrada (1944) ...
  • Sofonisba Anguissola, autorretrato (1610) ...
  • Edvard Munch, autorretrato. ...
  • Lucian Freud, Autorretrato ( 2002) ...
  • Vincent van Gogh, O autorretrato de Oslo (1889)

Olá! Eu sou uma menina de doze anos de idade. Hoje vou fazer um pequeno auto-retrato, por isso, sejam todos bem-vindos ao meu mundo, onde poderão conhecer-me melhor. Os meus olhos são de um castanho esverdeado claro e o meu rosto é redondo.

O autorretrato se distingue da autobiografia pela ausência de uma narrativa a seguir. E pela subordinação na narração a um desdobramento lógico, montagem ou bricolagem de elementos sob categorias que chamaremos provisoriamente de “temáticas” (BEAUJOUR: 1980, p. 8).