Qual a definição de linhagens puras?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Linhagem pura, em relação a uma determinada característica, define um conjunto de indivíduos que herdaram, geneticamente, dois alelos - versões de um determinado gene, provenientes dos progenitores - para essa característica, que são iguais - codificam o mesmo gene (indivíduo homozigótigo para a característica em causa ...

Assim, a importância de trabalhar com linhagens puras é que era certo e previsível o tipo de caráter esperado para as gerações seguintes.

Mendel obtinha linhagens puras através da observação das sementes de ervilhas, por exemplo, sementes verdes eram puras, pois sempre que autofecundadas geravam apenas descendentes verdes, já as amarelas podiam ser puras (quando geravam apenas descendentes amarelos) ou híbridas (quando gerava descendentes amarelos e ...

Linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e não havia variações nas gerações. Quando ocorriam variações, a linhagem era híbrida. Por exemplo: Mendel observou que as ervilhas de sementes verdes são sempre puras, enquanto as de sementes amarelas podem ser puras ou híbridas.

TIPOS DE HÍBRIDOS DE LINHAGENS
O híbrido simples é obtido pelo cruzamento de duas linhagens. No geral é mais produtivo que os demais e apresenta uniformidade de ciclo, altura de plantas e altura de espigas. A semente tem custo mais elevado, pois é produzida em uma linhagem.

08) Quando se deseja obter uma linhagem pura, é importante saber se um dado animal é híbrido ou puro para um determinado ca- ráter (dominante). Para isso se faz cruzamento do híbrido suspeito com outro híbrido.

A Primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.

Depois, cruzou 2 indivíduos híbridos da F1 entre si, formando novos indivíduos de uma geração F2. O resultado foi que Mendel obteve três ervilhas amarelas e 1 verde (proporção fenotípica 3:1).

Em um dos seus experimentos, Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma mistura entre as características lisas e rugosas.

Segundo Mendel, uma planta pura é aquela que possui alelos iguais para um determinado traço genético, enquanto uma planta híbrida possui alelos diferentes para esse traço. As leis da hereditariedade estabelecidas por Mendel foram fundamentais para o desenvolvimento da genética.

Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P. Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

As plantas puras resultam da autofecundação e geram apenas indivíduos idênticos aos que os originaram. São plantas homozigotas.

Você deve estar se perguntando, como Mendel sabia que as plantas eram puras? Pois bem, para que ele tivesse certeza de qual planta era pura, ele as observava durante seis gerações, período de aproximadamente dois anos.

A partir das deduções, o pai da genética criou as leis de hereditariedade de Mendel: a lei da segregação, a lei da distribuição independente e a lei da dominância.

Variedades são obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem. Híbrido é o resultado do cruzamento entre dois genitores (pais) de linhagens puras diferentes, possuindo características homogêneas entre si, mas diferentes dos pais.