Qual a data que vira a folha de pagamento do INSS?

Perguntado por: ltorres5 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os benefícios de agosto amanhã (25/08) para aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320). Os depósitos serão feitos do dia 25 de agosto ao dia 8 de setembro para 26.268.018 pessoas.

fique tranquilo não tem nada de errado está tendo o INSS parece que está atualizando o sistema e estão acontecendo algumas. inconsistências eles estão fazendo algumas limpezas algumas modificações nós vimos esse mês que teve a questão do que te fraude eles estão reformulando ali os níveis de segurança.

Em 2023, aproximadamente 37 milhões de aposentados e pensionistas estão incluídos nos repasses. As datas de pagamento variam de acordo com o valor do benefício, sendo distintas para aqueles que recebem até um salário mínimo e os que recebem acima desse valor. Pagamentos de até um salário mínimo: Final 1: 25 de agosto.

Final 1: 25 de setembro. Final 2: 26 de setembro. Final 3: 27 de setembro. Final 4: 28 de setembro.

Os prazos previamente estabelecidos para liberação do benefício seria que o décimo quarto salário de 2020 seria pago em 2022 e o de 2021 seria pago em 2023. Porém, o que tudo indica é que as datas serão modificadas e o Dataprev informará os novos prazos aos segurados.

Desde 2020, o INSS considera um cálculo progressivo, baseado na faixa salarial. Utiliza-se a alíquota, dentro de cada faixa, considerando as parcelas do salário, e ao fim é feita uma soma de cada parcela, para chegar ao valor final do desconto.

Quem recebe mais de um salário mínimo
Para os segurados que recebem valores acima do salário mínimo, o pagamento terá início a partir de 2 de outubro de 2023.

Assim, fique atento: a data de concessão do benefício nada mais é do que a data que o benefício foi deferido, ou seja, implantado no sistema. Esta data é totalmente irrelevante para fins de cálculo.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Você pode saber a data do pagamento do benefício por meio da plataforma Meu INSS, em “Extrato de Pagamento de Benefício”. A data vai variar conforme o valor recebido, se até um salário mínimo ou mais, e o número final do benefício.

Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

4. Quanto tempo dura a maciça do INSS? Atualmente a Dataprev leva cerca de 96 horas para fazer o processamento da folha de pagamento do INSS. No entanto, o governo federal anunciou, em 19 de julho, que uma mudança de tecnologia na Dataprev vai diminuir o período de processamento da folha para 48h.

Caso seu benefício não tenha sido depositado e esteja aparecendo a mensagem “Crédito não retornado”, como dito anteriormente, você precisará fazer uma solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS.

A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.

5 – Qual é o número final do benefício? É aquele que está antes do dígito, ou seja, o que aparecer na última posição numérica antes do traço que separa o outro número. A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.

O início do benefício ocorre quando o INSS (ou a Justiça, se for o caso) concede o nosso pedido. Já o meio acontece quando você já está recebendo a parcela mensal do seu benefício previdenciário. Por último, o fim significa os casos em que você deixa de receber o benefício do INSS.

Prova de vida INSS volta a ser obrigatória [janeiro]
Acabou em 31 de dezembro de 2022 o prazo de suspensão da prova de vida INSS. Com isso, a partir de 2023, os aposentados e pensionistas que não estiverem com a comprovação de vida em dia poderão ter o pagamento dos benefícios previdenciários suspensos.