Qual a data da véspera do São João 2021?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

A noite de 23 de Junho, Véspera de São João é a celebração que ocorre antes do dia de Nascimento de João Batista.

Celebração teve origem na Idade Média e hoje é muito popular no Brasil inteiro. Publicado em 23 de junho de 2022 às, 08h46. Última atualização em 23 de junho de 2022 às, 12h25. Nesta sexta-feira, 24, é comemorado o dia de São João, data que dá continuidade às festas juninas nessa época do ano.

24 de Junho

O Dia de São João é comemorado na mesma data em que aconteceu o seu nascimento, 24 de junho. Costuma ser comemorado com festas juninas em todo o país. João Batista foi o profeta que previu o advento de Messias na pessoa de Jesus Cristo, foi também o responsável por realizar o batismo dele.

24 de junho - Dia de São João.

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, data que comemora o nascimento de São João Batista, o santo popular mais comemorado no Brasil.

A noite de 23 de Junho, Véspera de São João é a celebração que ocorre antes do dia de Nascimento de João Batista. O Evangelho de Lucas (Lucas 1:36, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto, a festa de São João Batista foi fixada em 24 de junho, seis meses antes da Véspera de Natal.

Dia de São João Batista

24 de junho, Dia de São João Batista, é feriado em Barueri.

Esta e outras cantigas de roda são característica marcante das Festas Juninas realizadas em todo o país. Especialmente no interior, as homenagens a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades, nos dias 13, 24 e 29 de junho.

O Dia do imigrante, 25 de junho, visa homenagear as pessoas que deixam os seus países para viver em outro, geralmente motivadas por questões pessoais ou condições econômicas.

29 de junho

Além da festança, esses eventos celebram figuras da fé católica. Entre os santos homenageados no mês de junho, São Pedro figura como um dos mais populares. Seu dia é comemorado anualmente em 29 de junho e, embora não seja feriado, a data é celebrada nos quatro cantos do Brasil.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Era período de congraçamento, de partilha e estabelecimento de alianças entre as comunidades. Eram rituais de fartura e abundância em todos os sentidos, no âmbito alimentar e na relação entre as famílias: casamentos, batizados e compadrio."

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

A história conta que a fogueira queimou nas montanhas da Judeia para anunciar o nascimento de João Batista. Isabel, sua mãe, teria feito um acordo com a prima, Maria, que também estava grávida e seis meses depois deu a luz a Jesus. Pediu que acendesse uma fogueira para avisar do nascimento do sobrinho.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

O Dia de São João, considerado o santo padroeiro das amizades e das grávidas, é celebrado nesta sexta-feira (24). Para a comunidade católica, São João é bem mais do que as festas juninas.