Qual a data correta para montar a árvore?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Mas, afinal, qual o dia certo para montar a árvore? Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2022, essa data é no domingo de 27 de novembro.

De acordo com a tradição católica, todos os itens natalinos devem ser desmontados em 6 de janeiro, no Dia de Reis. A data celebra a visita que Jesus Cristo recebeu dos três Reis Magos com presentes como ouro, incenso e mirra.

Últimas notícias. Na religião Católica, a data de montagem da árvore de Natal e demais decorações natalinas é sempre no primeiro domingo do advento, que é o período litúrgico que marca a preparação para o nascimento de Jesus. O advento dura quatro semanas e termina às vésperas do dia de Natal, 25 de dezembro.

Muitas pessoas se empolgam tanto com a proximidade das festas que começam a decorar a casa ainda no mês de outubro. Mas será que pode mesmo? Depende. Se você gosta das festas pelo fato de poder celebrar a data com a família e curtir com os amigos, não precisa levar tão a sério quando montar ou não a árvore.

Com o passar dos dias, na segunda quinzena de dezembro, como uma preparação que se intensifica conforme nos aproximamos do aniversário de Jesus Cristo, o legal é começar a colocação de enfeites na árvore, inserindo as bolinhas coloridas, luzinha piscantes, estrelas etc.

Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino. "Pela tradição católica, o encerramento do Natal é hoje (Dia de Reis). A partir de hoje, entra um novo ciclo, o ciclo da missão de Jesus.

A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.

De acordo com a tradição cristã, o dia correto para montar a árvore de Natal, por exemplo, é o primeiro domingo do Advento. Trata-se de um tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. E, neste ano, essa data é 27 de novembro.

Algumas pessoas dizem que ter árvore de Natal é idolatria, mas ninguém adora a árvore de Natal! As passagens da Bíblia que falam sobre árvores e idolatria se referem a duas situações: O uso de madeira para esculpir um ídolo para adorar – Isaías 44:14-15.

Na tradição cristã, o primeiro domingo do advento - período de quatro semanas que antecede o Natal - é o marco para montar árvore e o presépio.

Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão. Assim, velas acesas na noite de Natal revelam a presença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.

Uma forma sustentável de guardar os enfeites de natal é utilizando as caixas de ovos. Elas servem de embalagem para bolas de natal e outros enfeites arredondados e pequenos.

Segundo a tradição, as árvores e enfeites de Natal devem ser montados no primeiro dia do Advento, que é o quarto domingo antes do Natal. Este ano, que cai no domingo, 27 de novembro de 2022. Mas embora parte dos católicos usem essa data para começar a decorar a casa, há outros dias comuns.

Para um melhor aproveitamento do espaço, coloque a árvore de Natal próxima de janela ou da varanda, assim é possível admirar ainda mais a sua beleza e otimizar o espaço. É importante que a árvore de natal não impeça a circulação no local, evitando deixa-la muito perto de sofás e mesas de jantar.

A árvore de de Natal era a árvore da vida. As antigas culturas pagãs cultuavam as árvores sagradas como verdadeiras patriarcas, como entidades de grande sabedoria, pois as ávores viviam por muitos anos. A árvore também possui significado de estabilidadde, força, união e alimentos.

Ela representa a estrela de Belém que, segundo a tradição cristã, foi a estrela brilhante que anunciou e guiou os três reis magos até o local do nascimento de Jesus. Podemos dizer que o principal significado da estrela de natal é o “caminho a seguir”.

Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis.

O “Dia de Reis”, então, é celebrado até hoje e encerra para os católicos os festejos natalinos. Além de desmontar o presépio e a árvore de Natal, é tradição também fazer a simpatia da romã e pedir coisas boas para o ano que se inicia.

No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe um dia “D” ideal para desmontar a árvore. A árvore e todo os enfeites devem ser desmontado até 6 de janeiro.