Qual a dança típica do Rio Grande do Norte?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Pastoril

O pastoril é uma dança que também é conhecida popularmente como “Lapinha” e é muito representativa da cultura do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma dança de representação dramática de origem portuguesa e, além disso, é um dos principais espetáculos nordestinos, apresentado na época do Natal.

Carimbó O Carimbó é dança típica do Pará e é tão característico que é considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Cultura do Rio Grande do Norte
São festejos típicos do estado o Carnaval, a Festa do Caju e as Festas Juninas. No mais, são destaque as festas de cunho religioso. O fandango e o congo são tradições do folclore ainda muito praticadas no interior do estado. Os gêneros musicais mais ouvidos são o forró e o baião.

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje compreendem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo do país. O Estado é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do Brasil. Além disso, a região também tem grande influência no ramo agropecuário, com destaque para o setor da carcinicultura, fruticultura irrigada e a pecuária.

Festas populares do Rio Grande do Norte

  • Festa de Santos Reis. Festa de Santo Reis. ...
  • Carnaval. Carnaval. ...
  • Festa do Bode. Festa do Bode. ...
  • Festival da Gastronomia. Festival da Gastronomia. ...
  • Festa de Santana. Festa de Santana. ...
  • Festa do Boi. Festa do Boi. ...
  • Carnatal. Carnatal. ...
  • Auto de Natal. Auto de Natal.

Principais danças folclóricas do Brasil

  • Samba de Roda. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. ...
  • Maracatu. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. ...
  • Frevo. ...
  • Baião. ...
  • Catira. ...
  • Quadrilha.

As danças tradicionais da região Norte são: camaleão, dança do maçarico, desfeitera, marambiré, lundu, marajoara, marujada, dança do siriá, samba do cacete, retumbão, jacundá e carimbó. Algumas destas danças são de origem indígena, outras de origem africana.

O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.

A cultura da região Norte é marcada pelo folclore, com grandes atrações, como o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Sairé em Santarém (PA), o Círio de Nazaré em Belém (PA), entre outras. Também são notáveis as danças típicas, como as cirandas, a marujada, o carimbó, entre outras.

A Ciranda do Norte é uma dança folclórica paraense que se originou da cultura espanhola e portuguesa. Chegou ao Brasil no final do século XIX e expandiu-se nas regiões Norte e Nordeste.

O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Natal, a capital e a cidade mais populosa do Rio Grande do Norte. Mossoró, capital do Semiárido Nordestino, é a maior cidade do interior e a segunda maior do Rio Grande do Norte. Parnamirim, situada na Região Metropolitana de Natal, ao sul da capital, é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Norte.

Segundo historiadores, a primeira expedição organizada no território do Rio Grande do Norte teria acontecido em 10 de maio de 1501. Não se sabe exatamente quem foi o comandante dessa expedição, que durou 67 dias. Entretanto, dentre vários nomes apresentados, o mais aceito é Gaspar de Lemos.

Quem nasce no Rio Grande do Norte é Potiguar. Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte).

No Rio Grande do Norte, podem ser percebidos dois tipos de climas: tropical úmido litorâneo e tropical semi-árido. No litoral, o clima que predomina é o tropical úmido; as temperaturas apresentam uma média anual de 20°C.

521 anos

O Rio Grande do Norte faz aniversário de 521 anos neste domingo (7). A data lembra o dia em que o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa, foi implantado no estado, 7 de agosto de 1501, segundo explica o historiador Breno Câmara.

A vegetação do Rio Grande do Norte é marcada pelo fim da floresta tropical na faixa leste do território brasileiro. Tal vegetação ocupa uma pequena porção do estado, marcando a separação entre a zona úmida e o sertão. Junto à costa, aparecem a vegetação litorânea e os manguezais.

Quanto às danças, a araruna, o bambelô, as bandeirinhas, a capelinha de melão, o coco, o espontão, o maneiro-pau.

As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.