Qual a curvatura da Terra a cada km?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

A Terra tem um raio de aproximadamente 6.381 km. Usando o Teorema de Pitágoras, o cálculo dá uma curvatura média de 20 cm por 1,6 km.

Como a Terra é esférica, a linha do horizonte é curva. Ele não parece curvado aos nossos olhos porque, com o comprimento de 5,4 km (3,4 milhas), a protuberância é de apenas 58 cm (23 pol), ou apenas cerca de 0,01% do comprimento visível do horizonte.

Eratóstenes

As primeiras suspeitas era que a terra fosse plana. O primeiro experimento que permitiu detectar a curvatura da terra foi realizada pelo filósofo Eratóstenes.

Você sabe qual é a distância máxima que o seu olho pode enxergar? Se você estiver olhando para o horizonte, a resposta é facílima: 5 quilômetros.

A luz viaja extremamente rápido pelos padrãoes terrestres: a velocidade da luz é 300000 km/s, uma velocidade com a qual é possível dar 8 voltas em torno da Terra em apenas 1 segundo. Entrentanto, mesmo a luz leva um tempo considerável para viajar as vastas distâncias no espaço.

No inverno, a situação se inverte: por estar abaixo da linha do horizonte, o sol desaparece dali, também por cerca de três meses, gerando um fenômeno da natureza chamado Noite Polar. O termo, além de pomposo, gera outro espetáculo: a Aurora Boreal ou Luzes do Norte.

Objetos situados acima da linha do horizonte, são vistos de baixo para cima, e os que estão abaixo dessa linha, são vistos de cima para baixo.

384.400 km

Ele é responsável por manter o equilíbrio energético e a composição química da nossa atmosfera. Esse movimento tão essencial ocorre ao redor do seu eixo, ou seja, da linha imaginária que atravessa o centro da Terra de norte a sul – e no sentido anti-horário.

A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.

Praticamente todos os seres vivos seriam extintos. Talvez alguma espécie abissal poderia sobreviver, uma vez que esses seres têm a vida baseada na quimiossíntese. Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero.

5100 km

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km.

510.100.000 km²

1,666 Km/h

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma ou no eixo imaginário que passa pelos seus pólos. A duração desse movimento é de 24 horas, ou seja, mais precisamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e sua velocidade é de 1,666 Km/h na altura do equador.

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.