Qual a curiosidade do rato?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ratos possuem uma extraordinária habilidade para se localizar, aprender caminhos novos e criar atalhos em lugares conhecidos (em resumo: eles possuem uma noção espacial mais evoluída do que a nossa). Uma fêmea de ratazana pode dar à luz 200 descendentes em apenas um ano. Ratos vivem, em média, dois anos.

Em condições normais os ratos não mordem as pessoas e até as evitam. Os ratos têm mais medo das pessoas do que as pessoas têm medo dos ratos. Por isso, a mordida de rato é tão rara. No entanto, quando ameaçados ou agredidos, eles tentarão se esgueirar e arranhar ou morder para se defenderem.

Ao contrário do que a população acha, os ratos são muito inteligentes. Eles preferem alimentos saudáveis, por exemplo, e não comem coisas estragadas. E quando encontram algo que acham saboroso, mantêm essa informação na memória e sempre voltam para buscar mais, guiados pelo olfato.

Amônia. O cheiro de amônia é muito desagradável para os roedores, pois é semelhante ao odor emitido pela urina de grandes predadores, e isso assusta os ratos facilmente. Compre amônia em pó e misture com água.

Produtos naturais que afastam os roedores

  • Óleo de Pimenta. Diferente do veneno ou de produtos químicos como a naftalina ou amônia, o óleo de pimenta não causa nenhum mal a saúde das pessoas, mas afeta o rato de uma forma muito eficiente, fazendo com que os ratos não entrem no ambiente e se afastem. ...
  • Óleo de Hortelã ...
  • Cebola.

Os ratos emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa. Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes. Sons similares a passos humanos indicam que os roedores podem estar percorrendo o forro do telhado, por exemplo.

Além de estarem constantemente roendo e destruindo fios, cabos, aparelhos e consumirem produtos alimentícios, eles são responsáveis por transmitir muitas doenças, que podem ser fatais. Os roedores são transmissores de forma direta e indireta de várias doenças, portanto, um risco a saúde humana.

As espécies de ratos, cada uma vivendo dentro do seu ambiente, adquiriram algumas preferencias. Porém, a maioria dos ratos preferem comer comidas como: rações, grãos, farinhas, amido e carne. Ratos também comem sabão, couro, peles, doces, leite, aves, ovos, semente e até mesmo outros roedores.

Estudo revela que ratos têm capacidade de pensar como humanos. Animais conseguiram usar experiência para abstrair regras gerais e conseguir comida. Resultados sugerem que inícios de pensamento abstrato aparecem em animais.

A ratazana, também conhecida como rato de esgoto, é a mais agressiva das três espécies que abordaremos neste post. A diferença entre elas e outros ratos começa pelo tamanho: podem chegar a 50 centímetros de comprimento, contando o corpo e a cauda.

Leptospirose – A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, transmitida ao homem pela urina de ratos, ratazanas e camundongos. A leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Pesquisas feitas em laboratórios americanos revelaram que os roedores não gostam de sons de altas frequências e grandes intensidades. Como os animais podem ouvir estes sons, mas nós humanos não, um gerador potente de ultra-sons como o descrito neste artigo serve para afugentar roedores.

Ele emite ondas sônicas e ultrassônicas que variam de 3 a 55 kHz, que são capazes de deixar os ratos desorientados. Assim, os animais não conseguem dormir nem se comunicar e são obrigados a procurar outro local. Para evitar que os roedores se acostumem com o ruído, a frequência destas ondas é variável.

Dotado de habilidades como escalar e roer, o camundongo pode explorar em torno de seu ninho até 9 metros. Constrói o mesmo em móveis, despensas, gabinetes de cozinha e qualquer orifício capaz de acomodá-lo.

Continuar lendo O que que rato odeia?