Qual a cultura do vaqueiro?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

O vaqueiro é um personagem da cultura brasileira, típico do sertão, nordestino autêntico, de raiz, forte, que tem um modo de ser, falar, dançar, rezar e viver tradicional. O Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino é 20 de julho e sua festa mais importante é a vaquejada.

O termo 'vaqueiro', no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade.

Algumas particularidades são encontradas, mas em suma esse trabalhador se ocupa de tocar e cuidar do gado. Essa figura surgiu através do contato do colonizador europeu com o índio, no momento em que o gado foi incluído nos sertões nordestinos. Dessa maneira, fica simples e fácil compreender a origem e o que é vaqueiro.

realizar a limpeza, higienização e manutenção das instalações do rebanho. borrifar pesticidas em cupinzeiros e formigueiros. consertar cercas. proceder com a tosquia em raças laneiras (ou seja, o processo de retirada de lã das ovelhas)

Ele veio do português com o índio e, até hoje, cuida do gado no Sertão Nordestino. Dono da fazenda ou empregado, o vaqueiro está sempre montado em seu cavalo verificando as pastagens, as cercas e levando o gado para se alimentar.

Como as terras eram muito extensas, e o rebanho precisava dos pastos, era preciso alguém que cuidasse dos animais, no caso os vaqueiros. Portanto, o vaqueiro é um tipo étnico que vem do contato do colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste brasileiro.

Dia da Vaquejada, Vaqueiro, Pega de Boi e Cavalgada comemorado nesta terça, 25. Comemora-se nesta terça-feira, 25, o Dia Estadual da Vaquejada, do Vaqueiro, da Pega de Boi no Mato e da Cavalgada. A data foi instituída após ter sido aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.517/2019.

Nessa disputa, cada dupla de vaqueiros montados a cavalo tem como objetivo perseguir o boi por uma pista de 100 metros e guiá-lo a uma área demarcada, de aproximadamente dez metros de largura, onde o boi deve ser dominado pelos vaqueiros e derrubado com as patas para cima.

É necessário que os responsáveis pelo manejo do gado em uma propriedade sejam aptos para a atividade, pois é uma função que afeta a qualidade do rebanho e bem-estar dos animais, fatores que refletem diretamente na produção. Assim, uma boa capacitação pode ser o grande diferencial na contratação desses profissionais.

No Nordeste, a razão de vestir couro é proteger-se das defesas da Caatinga. Se há quem se traje em couro é porque ainda existe floresta, portanto, preservar o vaqueiro e sua tradição é preservar a Caatinga.

Usavam o leite coalhado ou como queijo, apenas para o próprio consumo, sem comercializar o produto. A farinha de mandioca, legado dos indígenas, juntou-se à carne, originando a paçoca, ainda hoje consumida pelos vaqueiros. A região pastoril do Nordeste abastecia a região açucareira, principalmente Bahia e Pernambuco.

Responsáveis por cuidar da boiada, os vaqueiros foram os principais desbravadores de todo interior nordestino, com destaque para a Bahia e Pernambuco. Estes homens rudes, geralmente ex-escravos fugidos dos engenhos seguiam sempre em torno dos rios onde eram instalados os currais.

Compõe-se de perneiras, colete ou guarda-peito, gibão, cinto, chinelo, bota ou sapato de couro, podendo ter esporas, e chapéu variando o formato e o tamanho da aba, dependendo da região.

Irracionalidade dos animais
Nessas situações o trabalhador do campo está mais vulnerável e sujeito a um risco acentuado de sofrer acidente de trabalho, quando comparado a trabalhadores de atividades distintas.

Qual é o salário de Vaqueiro? O salário médio nacional de Vaqueiro é de R$1.896 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Vaqueiro na sua região. As estimativas de salários têm como base os 3 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Vaqueiro.

O vaqueiro usa sempre um par de esporas e nas mãos uma chibata de couro, indicando que, se não está montado poderá fazê-lo a qualquer momento. O seu Dia Nacional é comemorado anualmente em 20 de julho e a festa tradicionalmente mais importante para o vaqueiro nordestino é a vaquejada.

Brilham vaqueiros, cavalos, boi, e muitos sertanejos vivem destas vaquejadas, trabalho que muitas vezes envolve toda a família. São 700 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente.

Luva de derrubar boi vaquejada.

A expressão nordestina “vaqueiro”, adotada na regulamentação da profissão, não é a única forma de designar quem lida com animais nas zonas rurais do Brasil. Peão de boiadeiro, como é conhecido no Norte, Centro-Oeste e Sul, também é uma referência comum.