Qual a cultura do povo egípcio?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A religião era um dos pontos fortes da cultura egípcia. Ela era, em sua grande parte, politeísta, e a população seguia um livro chamado de Livro dos Mortos. A crença na vida após a morte também era marcante, o que acarretava a mumificação e preservação dos corpos dos que se foram.

As maiores contribuições dos egípcios foram: os fundamentos de aritmética, geometria, filosofia, religião, engenharia, medicina; o relógio do sol; o sistema de escrita e as técnicas agrícolas.

A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. Formada por diversos povos, entre eles os hamíticos, os semitas e os núbios, a civilização teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo.

Resumo sobre arte egípcia
A principal característica da arte egípcia foi sua fundamental ligação com a religiosidade e mitologia. A pintura egípcia era encontrada principalmente no interior das pirâmides, representando os grandes feitos do faraó, de forma estática e frontal.

Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.

As mulheres eram bem tratadas no Antigo Egito. Elas podiam receber uma remuneração e ter propriedades. A lei egípcia reconhecia seus direitos e elas podiam ir aos tribunais reclamá-los, se sentissem que estavam sendo tratadas de forma injusta.

Principais características do país
Dessa maneira, o país possui como religião o islamismo, tendo 86% da população formada por muçulmanos. De fato, existe ainda no país uma parcela de 13% que se divide entre cristãos e 1% de judeus. O país utiliza como moeda oficial a libra egípcia.

A crença na vida após a morte, a religião politeísta e a construção de pirâmides foram as principais características da civilização egípcia antiga. Principais características do Egito Antigo: - O governo era uma teocracia, pois o faraó (governante) era considerado uma espécie de deus na Terra.

A economia no Antigo Egito era baseada na agricultura, principal atividade econômica, contudo, ocorriam outras atividades como a pecuária, a caça, a pesca o artesanato, comércio e a extração mineral, que também foi importante. Eles cultivavam trigo, cevada algodão, alface, azeitonas, melão, romã entre outras.

A maior parte da sociedade era constituída por artesãos, lavradores, pastores e comerciantes. Essa classe tinha que trabalhar muito para ganhar o suficiente para sobreviver. Às vezes era chamado pelo faraó para trabalhar em obras públicas, sem receber nenhuma recompensa.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Natural, habitante ou cidadão do Egipto .

Egípcio arcaico (antes de 2600 a.C., a língua do Período Arcaico) Egípcio antigo (2600 a.C. – 2000 a.C., língua do Império Antigo) Egípcio médio (2000 a.C. – 1300 a.C., do Império Médio até a XVIII dinastia egípcia: continuou em uso como língua literária até o século IV d.C.)

No Egito, a dieta principal é baseada nos grãos como fava, lentinha e grão de bico (eles comem até no café da manhã) e é utilizado muitos temperos (vale maneirar no começo para não passar mal). Quibes, carnes, pães, saladas…

Entre os principais deuses egípcios, podem ser destacados Hórus, Rá (deus sol), Ísis (deusa da fertilidade), Anúbis (deus dos mortos), Maat (deusa da justiça) e Bastet (deusa dos gatos e da fertilidade).

A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto. Essa escrita era constituída de mais de seiscentos caracteres.