Qual a crítica social contida na música Alagados de Paralamas do Sucesso?

Perguntado por: ucarvalho5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A canção mostra ainda como a fé do brasileiro numa melhoria de sua qualidade de vida parece ter acabado quase por completo durante essa época. Em “Alagados”, Herbert Vianna faz uma crítica à situação de desumana de desigualdade social e ao que parece um capitalismo selvagem.

Alusão à cidade do Rio de Janeiro e sua dubiedade de ser uma cidade paradisíaca para os privilegiados e um inferno para os mais desprovidos.

Os Paralamas do Sucesso

Ficar coberto de água; molhar-se muito.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos.

Música provoca boas sensações, controla o emocional e melhora a atenção. A música estimula a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de regular nossos sentimentos e ajudar na concentração. Descubra como ela desenvolve os sentidos e provoca bem-estar. Os atributos da música dispensam questionamentos.

Escrita no ano de 2015, a música traz uma mensagem de carinho e esperança, dois aliados importantes para os momentos de dificuldades enfrentadas nos tempos de distanciamento social.

Na canção, ele enfatiza como a comunicação via rede aproxima as pessoas, promovendo debates e troca de informações.

Isso ocorreu porque houve o rompimento da barragem de mineração, o qual gerou inundação por lama das áreas próximas à mineradora, promovendo devastação ambiental profunda e perdas de vidas.

Localizado na Península de Itapagipe e instalado numa região de manguezal, o bairro dos Alagados tornou-se conhecido por suas famosas palafitas (casas de madeira construídas sobre estacas fincadas na água).

Trenchtown (Kingston Ocidental) é uma cidade pobre da Jamaica que recebeu este nome porque foi construída em cima de um fosso por onde escoava o esgoto da velha Kingston. Foi onde Bob Marley cresceu e tornou-se músico.

A música tem o poder de despertar sentimentos e transmitir as mais diversas mensagens. Ela também pode ser um registro histórico, falar sobre os problemas de uma época e ajudar a construir a identidade de um lugar, essa é a função social da música.

Algumas músicas trazem críticas tão profundas que ficam sempre atuais. Outras conseguem manter o ritmo e a animação, deixando a mensagem subentendida nas entrelinhas. Assim, a música se torna uma ferramenta política, que questiona, enfrenta, e dá voz a quem mais precisa.

A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social. Quando foi criada, no final dos anos 70, já havia a sensação de impunidade e falta de regras civilizatórias. O compositor não critica apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia a dia.

Alagamento é a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbanos e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas das cidades, em decorrência de precipitações intensas.

O desmatamento e as queimadas ocasionam inundações e alagamentos, uma vez que provocam o assoreamento dos rios e consequente elevação de seu leito. Além disso, diminuem a infiltração da água no solo, que corre em maior volume para o curso d'água.

- Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos; - Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas; - Inundação artificial: causada por falhas humanas, como rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.

A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.