Qual a criptografia mais forte do mundo?

Perguntado por: emeireles5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Advanced Encryption Standard (AES)

AES é a criptografia avançada, reconhecidamente o melhor método que há atualmente. Em 128 bits, a criptografia se torna mais forte porque também é receptiva às chaves de 192 e 256 bits. O seu padrão é reforçado, o que garante maior segurança.

A mensagem criptografada com chave pública só é decifrada com a inserção da chave privada. Essa é uma das criptografias mais utilizadas na internet, principalmente nas plataformas de comércio eletrônico, o que se deve ao seu forte nível de proteção.

Atualmente a criptografia AES (Advanced Encryption Standard) é considerada o tipo mais seguro do mundo. Ele é um padrão avançado, que pode utilizar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits.

Existem dois tipos de cripto-sistemas: simétricos e assimétricos. Em sistemas simétricos, a mesma chave (a chave secreta) é usada para criptografar e descriptografar uma mensagem.

Todas as mensagens trocadas no WhatsApp contam com a segurança do mesmo protocolo de criptografia Signal que protege as mensagens antes que elas saiam do seu aparelho.

Muitos especialistas consideram que quebrar a criptografia seja impossível, ou demore pelo menos alguns anos para acontecer.

A primeira mensagem criptografa que se tem conhecimento é datada de 1900 a.C. e foi encontrada no Egito. Antes do desenvolvimento de sistemas postais e transmissões elétricas de mensagens, a maneira mais comum de mandar uma mensagem era através de um mensageiro privado.

Arthur Scherbius

História da Criptografia. Desenvolvida por Arthur Scherbius em 1918, a Enigma levantou um grande interesse por parte da marinha de guerra alemã em 1926, quando passou a ser usado como seu principal meio de comunicação e ficaram conhecidas como Funkschlüssel C.

A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.

Tipos de criptografia
A desvantagem é que, se uma pessoa não autorizada colocar as mãos na chave, ela pode descriptografar todas as mensagens e dados enviados entre as partes.

Um hash é um código criado a partir de um bloco de dados usando um algoritmo criptográfico. Ele é utilizado para identificar o bloco de dados único, mas também para criar “links” entre cada bloco de dados no blockchain.

PKI é um acrônimo para infraestrutura de chave pública, que é a tecnologia por trás dos certificados digitais.

Utilizando um algoritmo força bruta é computacionalmente inviável, no caso médio, quebrar uma chave de 1024 bits. Os principais algoritmos de criptografia assimétrica são RSA, Diffie-Helman, DAS e Fortezza, sendo este último não suportado pelo TLS.

  • VeraCrypt. VeraCrypt, programa de criptografia baseado no TrueCrypt (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo. ...
  • SafeHouse Explorer Encryption. SafeHouse Explorer Encryption usa criptografia AES 256 bit (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo. ...
  • Predator. ...
  • Cryptainer LE. ...
  • EncryptOnClick. ...
  • Kruptos 2 Pro.

A única técnica criptográfica que foi matematicamente provada ser impossível de quebrar foi a One Time Pad (OTP), ou Chave de uso único. Com ela, mesmo que alguém disponha de tempo e recursos computacionais infinitos, não seria possível quebrar a criptografia.

O que é a criptografia na rede de Internet, chaves e protocolos? A criptografia na rede de Internet, em geral, está presente em procedimentos que exigem a inserção de informações pessoais em formulários online, como em sites de instituições financeiras, lojas virtuais e páginas de órgãos do governo.

Como Criptografar:

  1. Converter a carta para o número que corresponde a sua ordem no alfabeto a partir de 0 e chamar esse número X. (A = 0, B = 1, C = 2,..., Y = 24, Z = 25)
  2. Calcular: Y = (X + K) mod 26.
  3. Converta o número Y em uma letra que corresponda a sua ordem no alfabeto a partir de 0.

Ninguém mais pode ler ou ouvir suas conversas, nem mesmo o WhatsApp. As mensagens e chamadas são protegidas com um cadeado exclusivo e somente você e a pessoa que recebe a mensagem têm acesso à chave especial para destrancá-lo e ler as mensagens.

Portanto, aí está a primeira maneira de descobrir se aquele seu “amigo” de fato o adicionou na agenda: basta criar uma Lista de transmissão, enviar uma mensagem e aguardar para ver se o contato a recebeu. Se sim, então você foi adicionado à agenda dele; se não, é sinal que você ainda não é tão importante assim.

Abra a conversa. Toque no nome do contato para abrir os dados do contato. Toque em Criptografia para ver o código QR e o código de 60 dígitos. Observação: esse recurso está disponível somente para conversas protegidas com a criptografia de ponta a ponta.

Assim sendo, demoraríamos aproximadamente 5.2 milhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de anos para varrer todas as possibilidades de combinação dos 256 bits 0s e 1s.