Qual a crença dos góticos?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

A cultura Gótica, conhecida como subcultura urbana da década de 70 e 80 deu início no Reino Unido, que está associada a gênero musicais com temas que dizem morbidez, decadência, marginalidade, melancolia, romantismo sombrio e obscuridade tirados da literatura gótica.

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

O movimento gótico não se resumia apenas a atitudes estéticas e musicais, ele traduzia uma nova atitude diante do mundo, mais interiorizada, instrospectiva, expressando o que seus adeptos sentiam com relação à existência. Eles se autodenominavam góticos, pois compartilhavam a mesma paixão pelo som que cultuavam.

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

7 elementos que definem a arquitetura gótica

  1. Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  2. Torres pontiagudas e esguias. ...
  3. Grande iluminação interior. ...
  4. Uso de vitrais. ...
  5. Uso de paredes mais finas e leves. ...
  6. Grande ornamentação. ...
  7. Abóbodas em cruzaria.

Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.

Artes góticas: resumo
O estilo gótico tem uma gênese no contexto religioso (cristão), não por acaso as primeiras construções góticas foram as catedrais urbanas, erguidas a partir das doações da crescente burguesia. O termo gótico foi usado pela primeira vez pelo teórico Giorgio Vasari, na Itália, no século XVI.

Assim como a subcultura metal, o estilo gótico tem como base a música.
...
Fuja dos estereótipos.

  1. Góticos só vestem preto. ...
  2. Góticos são depressivos e suicidas. ...
  3. Góticos gostam de drogas, álcool e promiscuidade. ...
  4. Góticos adoram Satã e outros espíritos malignos.

Usam elementos como laços, caveirinhas, estampas, personagens darks, spikes e tachas... Um(a) gótico(a) pode usar calça e All Star e um(a) emo pode usar meia-calça e vestido se quiser. Roupa não define seu estilo. O que define é sua vivência e gosto.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

Blusinhas e calças gastas e até rasgadas são muito comuns na comunidade gótica. Procure calças e bermudas jeans com rasgões nas pernas ou blusinhas desfiadas na cintura ou rasgadas no tronco. Seu par de calças desgastadas pode ser usado em combinação com uma camiseta preta, coturnos e braceletes de tachinhas.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.