Qual a corrente de saída do Arduino?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Estes Pinos operam em 5 V, onde cada pino pode fornecer ou receber uma corrente máxima de 40 mA.

12VDC

O primeiro, é que muitos iniciantes não se atentam na capacidade de alimentação da placa. Se você for alimentar sua placa externamente, saiba que o Arduino suporta uma tensão de entrada na faixa de 6 a 12VDC (tensão contínua).

Pelo que o Luís diz e é o que está publicado nas especifícações do Arduino é que SIM senhor podemos ligar directamente aos 12V (aliás, até aguenta 20V).

Esta Fonte DC Chaveada 9V com plug P4 é ideal para alimentar as placas Arduino pois se encaixa perfeitamente e tem corrente de saída igual a 1A.

5V

O circuito interno da placa UNO deve ser alimentado com uma tensão contínua de 5V.

A placa pode operar com uma alimentação externa de 7 a 12 volts. Se a alimentação for inferior a 7 volts o pino 5V pode fornecer menos de 5 volts e a placa pode ficar instável. Se a alimentação for superior a 12 volts o regulador de voltagem pode super-aquecer e avariar a placa.

a resposta é sim.

Se for somente o Arduino Nano, algo em torno de 280 mA * 5 = 1.4 Watts... @rmartins: Não é isso que eu leio no artigo que partilhou. O que diz o artigo é que são cerca de 33,4mA (incluindo 2 leds e considerando o funcionamento da porta USB.

O meio mais simples e prático para energizar a placa Arduino é através do cabo USB.

Para medir tensões DC com o Arduino, basta montar um circuito como o que ilustramos acima (com R2 e R2 selecionados de acordo com a tensão máxima que você pode medir), conectando Vout a uma porta analógica do seu Arduino e conectando o terra do circuito ao pino GND do Arduino.

Arduino Mega 2560
Versão maior da placa Arduino, com microcontrolador ATmega2560 e 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 15 portas analógicas.

Para alimentar o Arduino com 4 pilhas comuns (4x1,5=6V), é bom colocar um diodo (1N4001 a 1N4007) em série, que deve reduzir a tensão para 5,3V. Para alimentar o Arduino com 4 pilhas recarregáveis (4x1,35V=5,4V), dá para ligar direto, ou ligar um diodo 1N5817, para reduzir para 5.1V.

Os programas escritos usando o software do Arduino (IDE) formam sketches (esboços). Estes esboços são escritos no editor de texto e são salvos com a extensão de arquivo . ino.

Arduino Uno

5. Arduino Uno. O modelo Uno é o mais conhecido e o mais indicado para quem está começando agora pois possui uma boa capacidade de processamento, uma simples utilização com seus periféricos e uma simples linguagem de programação que se assemelha com C++.

Pinos Configurados como saída - OUTPUT
Isso significa que esses podem fornecer uma quantidade substancial de corrente para outros circuitos. Os pinos de um ATmega podem fornecer ou absorver correntes de até 40 mA (miliamperes) para/de outros dispositivos/circuitos.

A plataforma Arduino possui funções para trabalhar com entradas e saídas digitais que abstraem toda a configurações dos registradores que configuram e acessam os pino de I/O. Isso torna a programação do Arduino realmente fácil e esse é seu encanto. Essas funções são: void pinMode();