Qual a cor saudável do ânus?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Semelhanças e diferenças entre as hemorroidas e o câncer
Talvez um dos sintomas que mais assustam os pacientes é o caroço na entrada do ânus causado pela inflamação ou trombose das hemorroidas, o que geralmente causa muita dor. Mas o câncer de reto e de ânus também podem se manifestar com nódulos nesse local.

Como são os sintomas das hemorroidas?

  1. Sensação de calombo ou de saliência ao redor do ânus;
  2. Dor ou ardor ao ir ao banheiro;
  3. Dor ao sentar;
  4. Coceira no ânus;
  5. Sangramento anal (sangue aparece nas fezes, no papel higiênico ou mesmo na roupa íntima).

SINTOMAS DA HEMORROIDA INFLAMADA

  1. Dor e coceira na região anal;
  2. Sangramento (notado nas roupas íntimas ou no papel higiênico, depois de ir ao banheiro);
  3. Saliência no ânus: nódulos duros e sensíveis;
  4. Presença de secreção que chega a sujar as roupas íntimas.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

O plicoma anal é um excesso de pele que aparece na região de fora do ânus. Ele ocorre em tamanhos variados, como 3 milímetros, até grandes plicomas de 3 a 4 centímetros. Além disso, podem ser únicos ou múltiplos ao redor do ânus. Em geral, isso acontece quando a região anal sofre com uma inflamação no local.

Hemorroidas costumam ter dor e sangramento associados à coceira. Assaduras podem causar dor e intensa vermelhidão em toda região perianal.

“Os principais sintomas de câncer colorretal são mudança no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, dor abdominal e anemia por deficiência de ferro”, explica a oncologista Dra. Giullia Bortolini.

Diferença Hemorroida x HPV
Sintomas como dor, sangramento, coceira podem estar presentes em outras doenças como fissura anal, fistula e HPV. Para diferenciar hemorroida do HPV é importante marcar um consulta com um coloproctologista que é especialista em doenças do intestino, reto e ânus.

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer. O tratamento de câncer colorretal varia de acordo com a localização e a extensão do tumor, além das condições clínicas do paciente.

Como destaca a pesquisa de 2021 do Journal of Coloproctology, as causas da hemorroida são três: o sedentarismo, a obesidade e a prisão de ventre.

Após conhecer melhor as duas doenças, é possível perceber que a principal diferença entre as hemorroidas e as fissuras está na sua constituição. A primeira é caracterizada por uma dilatação dos vasos, enquanto a segunda por “rachaduras” na região do ânus.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Não existe nenhum estudo científico que prove que, bicarbonato, caule de bananeira, vinagre de maçã, limão, dentre outros que vemos na internet ajude a curar hemorroida. Muito pelo contrário, aplicar qualquer substância desconhecida no ânus já inflamado pode piorar a região que já está muito sensível.

A hemorroida trata-se de uma doença que causa dor e desconforto durante ou após a evacuação, assim como outros sintomas como coceira anal, sangramentos e até formação de nódulos endurecidos na região próxima ao ânus.

Para prevenir as hemorroidas...

  1. Adote uma dieta saudável, equilibrada e rica em fibras. Coma mais fruta, vegetais e cereais integrais. ...
  2. Ingira muitos líquidos, de preferência água. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Evite estar muito tempo de pé ou sentado. ...
  5. Vá à casa de banho assim que sentir vontade.

O Sabonete Íntimo Proctoderm foi desenvolvido especialmente para a higienização e cuidado da região anal. Ele é indicado para pessoas diagnosticadas com hemorroida e fissuras anais, pois ajuda a manter a higiene da região sensibilizada para auxiliar no processo de recuperação.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.