Qual a cor que representa a advocacia?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Portanto, esse tom de azul é muito eficaz para escritórios de advocacia, já que transmite confiança, honestidade, responsabilidade e lealdade.

Como comentei, o logotipo deve transmitir os valores do escritório, mas você deve buscar destacar também elementos que remetam ao compromisso da empresa com a área em que atua, considerando o público que ela atende e os serviços que presta.

Existem diversos símbolos da advocacia, do direito e do advogado. Os mais comuns e usados por diversas instituições, tribunais, faculdades e escritórios são a balança e Têmis, a deusa grega da justiça, mas outros como a coruja, a pena de escrever, o martelo do tribunal e até livros são usados em diferentes contextos.

O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei. O verde, dos advogados, é a cor da esperança de resolução de conflitos baseada na aplicação da lei.

A pedra que representa o Direito é o rubi. Essa pedra conta com um vermelho bem intenso, mas pode conter algumas tonalidades mais puxadas para o rosa escuro.

coruja

Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.

Conheça o significado de 8 símbolos da advocacia neste post!

  1. 1 – Balança da justiça. Sem dúvidas, um dos símbolos mais conhecidos na advocacia é a balança, lembrada em diversos ambientes jurídicos. ...
  2. 2 – Martelo de madeira. ...
  3. 3 – Têmis e Astrea. ...
  4. 4 – Venda. ...
  5. 5 – Espada. ...
  6. 6 – Coruja. ...
  7. 7 – Beca. ...
  8. 8 – Livros.

Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça.

Para os advogados
Ao se vestir, a melhor opção é o terno em um tom escuro e bem alinhado, de preferência nas cores preta, grafite (cinza bem escuro) ou azul marinho. A camisa, sempre bem passada, pode ser em tons claros e para completar, uma gravata discreta.

O código de vestimenta básico de um advogado é formado por, camisa social em cores neutras e sóbrias, um elegante terno escuro e sapatos sociais. No entanto, é bom lembrar que os tipos de tecido, as cores e cortes das roupas passam mensagens.

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Glassdoor, o salário médio de um advogado brasileiro gira em torno de R$ 4 mil ao mês. Essa estimativa é feita a partir de um cálculo das variáveis que definem quanto ganha um advogado.

O logotipo e marca de um advogado devem conter traços e cores sóbrias, sem chamar muita atenção, passando seriedade e confiança. Além disso, é preciso considerar que o logotipo do advogado deve seguir as regras do Código de Ética da OAB, demonstrando seriedade e sobriedade, como deve ser a sua profissão.

A pedra símbolo do curso é o Rubi, uma pedra preciosa conhecida por sua cor vermelho vibrante, que é também considerada a cor oficial do curso de Direito. Dentre tantas pedras preciosas, o rubi foi escolhido pelo curso, pois representa sucesso e vitória, além de significar liderança, imparcialidade e justiça.

A toga dos magistrados e a beca dos membros do Ministério Público e dos advogados, devido ao seu simbolismo e responsabilidade, só deve ser usada quando no exercício solene de suas funções, principalmente nas sessões dos tribunais de justiça e do júri.

Qual é a pedra do curso de direito? O rubi é uma das pedras mais valorizadas e desejadas do mundo. Amplamente utilizada para criar joias de beleza única, ela é a gema preciosa que representa o curso de direito.

Rubi. O rubi possui a cor vermelha azulada e está ligado diretamente ao senso de justiça e a palavra escrita e falada.

A safira azul é muito associada ao romance e ao amor eterno. É a pedra da fidelidade e afeto, indicada para quem quer viver uma relação estável e duradoura. Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos.

Ela simboliza o poder, que pode ser tanto de destruição (do direito contra a injustiça) quanto de construção (em prol da manutenção da paz e justiça).