Qual a cor que é estabelecida para cinta de elevação de capacidade de 1.000 kg?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Veja a classificação de cores que determinam a capacidade de peso de uma cinta para elevação de carga: Violeta: até 1000 kg. Verde: até 2000 kg. Amarelo: até 3000 kg.

A norma técnica ABNT NBR 15637 regulamenta os critérios para as cintas de elevação de cargas e estabelece a obrigatoriedade da identificação da capacidade de carga a partir na etiqueta do produto.

As cintas de elevação são os meios mais utilizados e versáteis para ligar uma carga aos equipamentos de elevação, como guinchos, pontes isolantes, entre outros. Existem várias combinações de meios de elevação, mas elas podem ser resumidas em três tipos básicos: correntes, cabos de aço e cintas de fibras sintéticas.

As cintas de elevação nada mais são do que cintas produzidas com poliéster que têm como objetivo o içamento de cargas. Ou seja, são usadas, como o nome dá a entender, para promover a elevação de cargas.

Cinta: Acessório utilizado para amarração e movimentação de cargas, nos termos definidos na norma ABNT NBR 15637.

Certifique- se de que a cinta esta devidamente fixada e acomodada no acessório. Utilize proteção na cinta quando a carga apresentar: cantos vivos, áreas cortantes ou ásperas. Antes de cada uso das cintas, verifique a situação em que ela se encontra, e caso apresente algumas destas características, suspenda o seu uso.

O objetivo do jogo Corrida das Cores é organizar o seu tabuleiro com os círculos coloridos, exatamente na ordem que aparecem na caixa de bolinhas. É um jogo que envolve rapidez, habilidade e memória visual. Vence quem for mais rápido.

A nova Norma NBR 14931 determina que deve-se fazer a cura em um concreto até que sua resistência atinja 15,0 MPa. A consideração é que o concreto, ao atingir esta resistência, já estará com seu grau de hidratação bem avançado e, portanto, a cura poderá ser interrompida.

Adaptaram-se também novas legislações urbanas, subsolos, projetos que são diferentes para cada tipo de padrão de acabamento, novo lote básico de insumos, inexistência de diferenciação pelo número de quartos e a introdução de metodologia de orientação para a busca dos preços do CUB/m².

A Norma ABNT NBR 15637 ganhou, no final de 2017, novas edições para suas partes 1 (cintas planas) e 2 (cintas tubulares), que foram inteiramente reformuladas.

Para medir o local correto, basta dobrar o corpo para a lateral e colocar a mão na região que afunda com a dobra. Essa é a cintura. Passe a fita métrica em volta de toda a cintura para saber o tamanho ideal da cinta modeladora.

Cintas de amarração
Para calcular o volume de concreto para preencher a cinta de amarração, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de canaletas que serão utilizados. O volume da canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento.

Esta é bem fácil. Quando você for experimentar, passe a em volta da barriga e veja quanto fica faltando para completar a volta. A medida deve ser em torno de 1 palmo. Se estiver menor, pode ser que ficou grande e se estiver menor ela não vai fechar.

Cada capacidade de carga é identificada através de uma cor, de acordo com o sistema mundial de cores, proporcionando fácil identificação visual quanto à capacidade da cinta.

Afinal, a cinta funciona mesmo? VERDADE – O acessório tem como objetivo alterar o formato da silhueta, deixar a postura mais ereta e diminuir a circunferência da cintura. Proporciona uma postura mais bonita e elegante. Justamente por isso, é procurada por pessoas que desejam um corpo mais delineado.

A catraca de amarração junto com a cinta de amarração são responsáveis por manter a carga intacta, evitando que ocorra qualquer tipo de dano em consequência da soltura da mercadoria, como por exemplo, pequenos riscos, amassos, vazamentos, entre outros imprevistos.

Cintas de elevação devem ser 7:1 ou 5:1
Já as cintas brancas possuem o fator de segurança menor, geralmente 5:1. Por isso, suportam até 5 vezes a sua capacidade máxima e não estão contempladas na norma NBR 15637.

A cinta de elevação com fator de segurança 7:1, como o próprio nome sugere, suporta 7 vezes a capacidade descrita na cinta. Ou seja, se a capacidade de elevação é de 1.000 kg, isso significa que a cinta só deve se romper se estiver suportando 7.000 kg.

A NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais estabelece as medidas de proteção aos trabalhadores para exercer as tarefas profissionais durante toda a jornada.

O foco desta norma é atingir os profissionais que trabalham com transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material. A adoção de normas, como a NR 11, pode evitar não só acidentes, mas processos trabalhistas e até criminais.