Qual a cor preferida dos cães?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os pesquisadores descobriram que os cães não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, as cores de maior contraste, que podem ser facilmente distinguidas são o amarelo e o azul, sendo estes os “tons” considerados ideais para quem quer presentear seu “melhor amigo” com uma bolinha ou outro brinquedo.

Se você se recorda das aulas de artes, deve lembrar que há três cores primárias: vermelho, verde e azul. A combinação entre elas gera todas as outras cores. Nossos receptores podem identificar todos esses tons, enquanto os cachorros só percebem vermelho e azul.

Ao contrário dos humanos, os cachorros não querem ficar enxergando computador e celular, suas preocupações se concentram mais na sobrevivência e a visão deles está adaptada a isso mesmo. Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele.

A resposta é em nível celular: existem células especializadas no olho dos animais chamadas de cones. Os humanos possuem três tipos de cones (uma para cada cor primária, azul, vermelho e amarelo). Os cães têm dois tipos – para amarelo e azul – fazendo com que eles sejam praticamente daltônicos!

Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam.

AZUL - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório.

De forma instintiva o fato de dormir aos seus pés, para eles, é uma demonstração de proteção mutua. Ele sente que está cuidando dele e ao mesmo tempo que ele está cuidando de você, como se fossem uma equipe de batalha. Esta é uma tendência muito comum nos cachorros e totalmente normal.

Os cães possuem uma efetiva visão periférica, o que lhes permite enxergar com uma amplitude muito maior. Como os olhos estão mais na lateral da cabeça, isso lhes dá um campo de visão maior até mesmo nas costas. Mas essa amplitude pode variar de raças, um exemplo é os Pastores Alemães.

Está claro para a ciência que o cachorro assiste TV e reconhece as formas representadas nela. Daí alguns pets latem quando veem outros cachorros e outros animais. Já em relação a como exatamente eles enxergam essas imagens, estudos sugerem que os cães registram as imagens mais rapidamente que seres humanos.

É verdade que os cachorros balançam o rabo em diferentes situações, incluindo por medo ou desconforto. No entanto, se seu pet balança o rabo ao ver você, mas mantém uma linguagem corporal tranquila e relaxada, é sinal de que ele te ama e está muito feliz em ver você.

No início da vida, esta necessidade é mais forte, pois eles são mais frágeis. Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica.

Se ele está brincando, correndo, aproveitando os brinquedos que você deixou no ambiente para ele, significa que ele está bem. Quando o cachorro não está feliz, ou ainda, quando está deprimido, é comum que ele fique mais quieto, passe muito tempo deitado ou dormindo ou não se sinta disposto a brincar.

Ele quer que você dê comida. Os cachorros, como qualquer outro ser vivo, necessitam se alimentar, além disso amam como poucos comer, por isso que uma das razões principais pela qual seu cão pode estar olhando para você fixamente de repente, é para que você lhe dê comida.

Da mesma forma que nós sofremos com o processo de luto, os pets também sofrem. Os cachorros ficam tristes tanto pela perda de um humano quanto de um outro pet. Isso acontece porque os peludinhos são sensíveis e capazes de construir laços afetivos intensos com humanos e outros cães.