Qual a cor preferida de pessoas com problemas mentais?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
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azul

Em 1931, um estudo publicado por Siegfried Katz, do New York State Psychiatric Institute and Hospital, revelou que a cor mais popular entre pessoas com algum tipo de problema mental é a azul.

O azul é a cor da confiança, da harmonia e do equilíbrio, sendo, por isso, muito associada ao profissionalismo e a segurança. Pessoas que possuem o azul como cor predileta podem ser mais tranquilas, encantadoras, amigáveis e intuitivas, além de estarem mais ligadas a espiritualidade e aos dons artísticos.

azul

Por que o azul é a cor favorita da maioria das pessoas do mundo? - FTCMAG. Segundo estudos, o azul é a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes catalogados, além de ser considerada a mais popular em todas as civilizações. Mas de onde vem isso?

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.

Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição.

Tonalidades mais escuras como o marrom e o preto estão entre as menos queridas no mundo, sendo as que aparecem na última posição em países como China e Indonésia, respectivamente. O Brasil, assim como nenhum país na América do Sul, foi ouvido na pesquisa.

Cores frias
Já o azul e o verde ativam o córtex pré-frontal, responsável pela memória de trabalho, que acessa a memória adquirida e retém a memória da atividade que está sendo executada.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

Se você ama preto, você é elegante, independente e um tico autoritária. Dona de uma personalidade dominante você gosta de estar no controle, é decidida e autoconfiante, características que podem ser percebidas como intimidantes por algumas pessoas e sedutoras por outras.

Se você ama roxo, você é um espírito livre e sempre encara o mundo com a cabeça aberta. Você não é tímida mas por ser introvertida, é vista pelos outros como um pessoa misteriosa.

Vermelhos, amarelos e laranjas são conhecidos como cores quentes que estimulam as pessoas, enquanto azuis, verdes e roxos são cores frias que estimulam a calma. Esses conceitos começam a influenciar como as cores trabalham para impactar emoções.

vermelho

O vermelho é uma cor de impacto, grande visibilidade e intensidade. Está ligada a atenção e a emoções fortes e arrebatadoras, pode também ser relacionada à sobrevivência.

vermelho

O vermelho é uma das cores que mais chama a atenção das pessoas, razão pela qual costuma ser a cor mais popular para o marketing.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado).

Significado da cor Preta
Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.

A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea. Ele ainda inibe a carga de adrenalina e possui efeitos hipnóticos.

Vermelho. É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas. Em contrapartida, está relacionada diretamente a sentimentos fortes, como amor, raiva, desejo e paixão.

violeta

Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e certa instabilidade psíquica.

Roxo

Roxo, a cor do feminismo
Para serem consideradas femininas, as mulheres já não precisam ser reféns dos ícones tradicionais de estilo do século XIX. No entanto, o roxo tornou-se um símbolo tão forte do feminismo que é lembrado e usado como bandeira até hoje.