Qual a cor original do manto de Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.

Os tons rosados e a rosa, símbolo central da parte posterior do Manto, representam a “Rosa Mística”, que, por sua vez, apresenta a singeleza de Nossa Senhora. Já o azul suave, no topo do Manto, indica o “Caminho do Céu”, mostrado por Maria através de suas virtudes, que só é alcançado através de seu filho, Jesus Cristo.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

Sua cor era originalmente azul anil; Hoje o mando de Nossa Senhora Aparecida é de cor azul, que simboliza o céu e cujos bordados em ouro simbolizam a realeza. Isso nos mostra que a Santa é rainha dos céus e da terra.

Jesus é tipicamente retratado com uma veste azul e uma roupa interior vermelha, simbolizando como a divindade envolve sua humanidade. Maria, por outro lado, é sempre vista com uma roupa exterior vermelha e uma roupa interior azul, representando como ela carregava a divindade (Jesus) dentro de sua humanidade.

O manto azul de Nossa Senhora das Graças
O manto de Nossa senhora representa o céu. Significa que a Virgem Maria é um ser humano que está no céu, gozando da irrestrita presença de Deus, bem como da glória celestial.

Nossa Senhora Aparecida manto verde.

Nesta semana, os tradicionais mantos artesanais confeccionados pelas irmãs carmelitas foram entregues, para vestir a padroeira durante a novena e também na celebração do 12 de outubro. O manto é confeccionado há 12 anos pelas freiras do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aparecida (SP).

Conheça a história da aparição de Nossa Senhora Rosa Mística. Em sua primeira aparição, no ano de 1946 à irmã Pierina Gilli, em Motichiari, na Itália, a Maria estava triste, com um manto roxo e com três espadas cravadas em seu peito.

Há a cor prata e dourado, que visam lembrar a realeza de Deus. Além disso, é possível encontrar vestes com a cor azul, que são utilizadas em celebrações voltadas a Nossa Senhora.

Santuário Nacional de Aparecida

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

Há 300 anos, uma pescaria se transformou num dos fatos mais importantes do catolicismo brasileiro. Atentos à ordem da Câmara de Guaratinguetá de obter o máximo possível de peixes para recepção do novo governador, três pescadores – Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves – jogaram as redes no Rio Paraíba.

Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição).

É por isso que alguns fiéis costumam se referir à santa como Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A principal teoria é de que a santa tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar dela, já que estava quebrada.

Nossa senhora de Fátima

Nossa senhora de Fátima - manto floral amarelo.

Foi confeccionado por uma família aparecidense. Nele, estão destacadas as bandeiras do Brasil e do Vaticano, identificando assim a unidade da Igreja com o Papa. Ao longo dos últimos três séculos, o manto da Padroeira do Brasil sempre quis representar a realeza de Maria, enquanto Mãe do Redentor da Humanidade.

A túnica rosa e ao braços abertos do Menino Jesus
Na imagem de Nossa Senhora do Sorriso, a Virgem Maria aparece como que apresentando o Menino Jesus, que está alegre e veste uma túnica rosa. A túnica rosa, como vimos, representa a alegria do Espírito.

A túnica e o véu na cor branca que aparecem na imagem de Nossa senhora das Graças simbolizam a pureza da Virgem Maria. Com efeito, ela é “Cheia de Graça”, segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1, 28). O véu era usado sobre os cabelos pelas mulheres judias como sinal de pureza e recato.

A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza o sangue de Cristo, bem como sua paixão e morte. E é pelos p merecimentos do sangue de Jesus que Maria tem o poder da intercessão e do auxílio aos cristãos.