Qual a cor natural da safira?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pode ser incolor (safira branca santos ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, crômio, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica de cinza a preta.

Veja se a pedra tem falhas e resíduos.
As safiras artificiais (falsas) não têm resíduos desse tipo. Algumas safiras naturais também não têm falhas. Porém, se encontrar alguma marquinha do tipo na pedra, isso provavelmente significa que ela é verdadeira.

A cor da pedra de Safira varia de acordo com seu local de origem, mas as mais populares são as safiras azuis. As safiras podem ser encontradas em outras cores, como verde, amarelo, rosa, laranja e até mesmo incolor. No entanto, as safiras azuis são as mais desejadas e valorizadas.

Pode ser incolor (safira branca santos ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, crômio, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica de cinza a preta.

A safira azul colocada na joia Blue Belle da Ásia é considerada uma das pedras mais preciosas do mundo, graças ao seu tom azul intenso. A pedra foi descoberta em Sri Lanka, nos anos 20, e é atualmente a safira mais cara já vendida.

O seu preço médio é de 2000 dólares por quilate.

3º, 4º Rubi e safira: até US$ 12.000 por quilate. Rubi e safira são diferentes variedades de um mesmo mineral, o coríndon. O rubi é vermelho e a safira pode ter qualquer outra cor, sendo mais valiosa a azul. 5º, 6º, 7º Esmeralda, opala-negra e alexandrita: até US$ 9.000 por quilate.

As 6 pedras preciosas mais caras do mundo

  • Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood. ...
  • Taaffeite. ...
  • Grandidierite. ...
  • Serendibite. ...
  • Diamante. ...
  • Alexandrite.

A safira é uma pedra com um tom de azul único, como um céu noturno. Apesar de sua profundidade, ela passa muita serenidade, comparando-se à quietude da noite. A pedra pode ser encontrada principalmente na Índia, Austrália e nos Estados Unidos.

diamante

O topo da lista é do diamante azul, a 4 milhões de dólares o quilate. Pedras deste tipo são precificadas com base em dois fatores principais: a beleza e a raridade da gema.

É uma pedra com um “quê” oriental cuja coloração mais famosa é o azul do oceano profundo: a Safira! Abaixo você vê uma peça incrível aqui do Joias VIP, um par de brincos com Safiras e Diamantes cravejados em ouro branco 18 quilates.

O óxido de alumínio em sua forma cristalina recebe o nome de coríndon, pertencendo a essa classe de minerais, a safira apresenta seu tom azul devido à presença de titânio e ferro em sua composição.

As safiras amarelas são classificadas e valorizadas com base em vários fatores, incluindo sua cor, clareza, corte e peso do quilate. A cor de uma safira amarela é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras amarelas mais valiosas aquelas com uma cor amarela brilhante e vibrante.

Na verdade, as safiras brancas são incolores, pois não têm a presença de elementos que alteram a cor. Em relação ao diamante, a safira branca tem menos brilho.

A safira era a segunda pedra, na segunda ordem, do peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.18). A claridade e a transparência dessa formosa pedra servem para descrever em Êx 24.10 a visão que Moisés e os anciãos tiveram a respeito de Deus (cp. com Ez 1.26 – 10.1).

Painite

Painite foi considerada a joia preciosa mais rara do planeta pelo Guinness Book of Records de 2005. Até então, havia pouco menos de 25 espécimes conhecidos. Foi descoberta na década de 1950, na Birmânia.

Agora que você viu que a turmalina paraíba é a pedra mais preciosa do Brasil e entendeu como ela pode ser rara, não deixe de contemplar a beleza do nosso país. Além das turmalinas, o solo braisleiro também é rico em diamantes, ametistas e água-marinha, pedras presente em grande parte das joias vendidas no país.