Qual a cor mais pura do mundo?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Entre todas as cores, a branca é a mais pura. Portanto ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância.

branco

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

A púrpura foi sem dúvida o corante de maior renome e mais caro de todos os corantes antigos. Era um símbolo de riqueza e distinção. Na Roma antiga só o imperador tinha o direito de a usar.

azul

Animais raramente têm a cor azul. Estruturas microscópicas presentes em penas, escamas e conchas dispersam a luz e brindam os olhos humanos com uma cor que, na verdade, não é real (salvo uma excepção).

O magenta. Oficialmente, o magenta não existe. Não há comprimento de onda de luz para o magenta, o que significa que é o cérebro humano que cria essa cor.

preto

O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.

A cor natural, que chamamos de branca, é a união de todas as cores visíveis ao olho humano, compostas pelos espectros de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Já o preto é ausência de luz, ou seja, a inexistência de cor, já que ela não consegue refletir luminosidade em qualquer objeto.

Se quiser falar da cor mais próxima do nada, vem sempre à ideia o branco como o negro, até culturalmente envoltos em sentidos de leitura muito semelhantes.

Preto. Cor muito sofisticada, referente ao luxo, poder e à modernidade, o preto também está, em contrapartida, associado à morte e maldade.

cor branca

A cor branca é a cor da perfeição, do bem, da verdade e da honestidade.

Significado das cores: cor amarela
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.

azul

De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar.

A cor menos apreciada: marrom
Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público.

O Azul Ultramarino foi criado com a mineração da pedra lápis lazuli, nas pedreiras de Badakshan (atual Afeganistão) na Idade Média. Seu custoso transporte percorria montanhas e mares, o que configurou o pigmento incrivelmente mais caro que o ouro – e um ícone de status social na época.

Você já se perguntou por que não existe flor preta? Isso acontece porque a cor depende de um elemento químico chamado antocianina – pigmento responsável pela variedade de tons vermelho, roxo, violeta e azul – mas poucas plantas apresentam a quantidade certa para gerar pétalas escuras.

O azul em flores e minerais
Em outras palavras, vemos azul porque essa cor é a parte do espectro que a flor rejeita. No espectro visível, o vermelho tem comprimentos de onda longos, o que significa que é muito pouco energético em comparação com outras cores.