Qual a cor mais amada?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Para coroar o reinado do tom, surge a notícia definitiva: azul é a cor favorita do mundo. Uma pesquisa realizada pela consultoria YouGov em 10 países espalhados por 4 continentes determinou quais são as cores favoritas dos habitantes de cada local.

E foi por meio de uma votação online que a cor Marrs Green foi escolhida a tonalidade preferida do mundo. O projeto chamado World's Favourite Colour questionou mais 30.000 pessoas de mais 100 países sobre a cor preferida delas e, o verdinho ou azul (como preferir) foi o escolhido.

Vermelho
Chama a atenção das pessoas e a mantém, e é por isso que é a cor mais popular para o marketing.

A cor menos apreciada: marrom
Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público.

Pois o amarelo é o tom da felicidade e da luz solar. “Ele também causa a liberação de serotonina, neurotransmissor químico que contribui para uma sensação de bem-estar. Então, cientificamente falando, é a melhor cor para levantar os ânimos”, diz Lorna.

Cores elegantes que não saem de moda e devem ser usadas nos looks

  • Preto. O tom escuro é um clássico de elegância e classe, por isso não pode faltar nos looks, seja um preto total , ou apenas algumas roupas. ...
  • Branco. ...
  • Vermelho. ...
  • Rosa claro. ...
  • Marrom. ...
  • Verde Escuro. ...
  • Bege.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Segundo estudos, o azul é a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes catalogados, além de estar associado a calma, simpatia, harmonia e fidelidade.

Se a sua meta é atrair mais dinheiro e prosperidade para o próximo ano, então o amarelo deve ser a principal aposta. A cor é uma das queridinhas para quem espera por mais prosperidade já que ela está associada à riqueza, a cor do ouro. Além disso, o amarelo também está relacionado a alegria, brilho e boas energias.

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

O cinza passa uma ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo – e tende a ser utilizado em design corporativo. A tecnologia e inovação também são bem representadas pelo cinza. Essa cor, em combinação com outras, também transmite a sensação de harmonia e equilíbrio.

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

Já o preto é ausência de luz, ou seja, a inexistência de cor, já que ela não consegue refletir luminosidade em qualquer objeto.

O preto e o branco são duas cores que se completam, criando um contraste perfeito entre classe e simplicidade. Talvez seja por isso que a famosa combinação nunca sai de moda, seja nas passarelas ou na decoração, principalmente no interior das cozinhas.

A coluna de hoje é para falar sobre a cor vermelha e o fato de ela não ser a cor do amor, apesar de muitos pensarem ao contrário, na psicologia das cores, a cor associada ao amor, romance, feminilidade, é o rosa.

Para os especialistas em psicologia das cores, o amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano.

Watchet é uma cor azul pálida. De acordo com a etimologia popular, o tom leva o nome da cidade de Vigia, na costa de Watchet, no sudoeste da Inglaterra, onde as falésias em torno dela parecem azuladas, porque são ricas em alabastro (uma rocha calcárea).

Entretanto, ao contrário da média mundial os brasileiros preferem o vermelho ao invés do azul. Já na América do Sul como um todo a preferência pelo cinza cresceu 4% e pelo prata em 3%, enquanto que as cores branca e preto registraram uma quedas de 6% e 1%.