Qual a cor do xenon original de fábrica?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Os faróis à base do gás de xenônio emitem uma luz branca ou branca azulado.

- 4300K (Kelvin) Branco Quente. – Fluxo luminoso: 7800 Lumens. – Vida útil 30.000 horas.

A numeração na escala Kelvin apenas indica a temperatura de cor, a tonalidade da iluminação, não indicando qual kit xenon é mais forte ou mais fraco. Lembrando que as cores que mais iluminam são as de 4300K a 6000K, por possuir uma iluminação branca mais pura.

Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou a Resolução 384 e passou a proibir a utilização de xenon nos veículos. Desta forma, somente automóveis que tenham o farol de xenônio regularizados antes de 2011 ou que venham com a lâmpada de fábrica podem rodar de forma legalizada.

Como você pode ver, essa é uma infração de natureza grave. Ou seja, se você for flagrado, terá que pagar uma multa no valor de R$ 195,23. Além disso, receberá 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

o xenon 6k ilumina mais que xenon 8k e assim por diante.... quanto mais azulado ou arroxeado menos ilumina....

Lâmpada xenon nossa recomendação dos melhores produtos

  • Lâmpada Xenon DS2 4300k Pajero Full Dakar Triton – Super Vision. ...
  • Lâmpadas Xenon Super Branca 8500k H3 + H4 100w – TechOne. ...
  • Lâmpada Xenon H.i.d. 6000k HB2/HB5 – Full Prime.

Lâmpadas de LED são melhores do que as de xênon? Verdade. O consumo de energia de lâmpadas de LED é menor do que as de xenon. Além disso, em geral elas possuem melhor performance com mais luz, duram mais e têm temperatura de cor maior, com luzes mais brancas.

As lâmpadas que emitem luz azul, acima dos 4.200K, estão proibidas para uso no país. Portanto o K [Kelvin] não é determina a potência da lâmpada mas sim sua cor!

Qualquer temperatura de cor além de 6500 a 8500 Kelvin tornará a luz azulada, indo do branco azulado até o violeta. Para não correr risco, antes de comprar, pesquise por produtos que não estejam dentro desta faixa, saiba que o que a lei proíbe são lâmpadas que emitem luz azulada.

Cientificamente falando, a temperatura de cor (medida em Kelvin) é baseada na relação entre a temperatura de um material conhecido como “corpo negro”, e a distribuição de energia da luz emitida, uma vez que a temperatura desse corpo negro é elevada a partir do zero.

As principais diferenças entre as lâmpadas comuns e as xênon estão relacionadas à emissão de luz e a durabilidade. Enquanto aquela emite uma luz amarela e tem uma vida útil de aproximadamente dois anos, esta dura cerca de 6 anos e emite uma luz branca.

O lavador, geralmente um forte jato de água, serve não apenas para limpar a sujeira, que diminui a luminosidade do farol, mas principalmente para evitar mudanças na trajetória da forte luz do xenônio, o que pode ofuscar os motoristas trafegando no sentido oposto.

Não há restrições contra elas, é possível colocar lâmpadas de LED no carro assim como super brancas. No entanto, o Contran considera a troca para o LED como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na documentação do veículo.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), insistir em trocar a lâmpada do farol pode acarretar em uma infração de natureza grave. A punição é uma multa de R$195,23, além de cinco (5) pontos descontados na carteira de habilitação.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Continuar lendo Quantos K tem o xenon?