Qual a cor do tubo para coleta de PCR?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Para isso, o tubo com tampa roxa é ideal, pois ele possui anticoagulante e EDTA, que viabilizam um estudo completo da amostra.

O tubo de tampa vermelha é ativador de coágulo
Esse tipo de tubo é usado para fazer a determinação em soro na sorologia e bioquímica. Por isso, o tubo com tampa vermelha pode ser utilizado em pesquisas de anticorpos, teste de antiglobulina direta, tipagem sanguínea ABO e RH.

O que é o RT-PCR
O RT-PCR se enquadra no primeiro tipo. Nele, amostras clínicas do paciente (secreções nasais ou da garganta por exemplo) são coletadas por meio de um swab (espécie de cotonete) para identificação, em laboratório, do material genético (genoma) do novo coronavírus.

Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio. Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica.

Os tubos para coleta de sangue com as tampas em vermelho ou amarelo são para análises bioquímicas e sorológicas, pois contêm ativador de coágulo.

A ordem correta, segundo a SBPC, é: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).

vermelha

EXAME: COLESTEROL TOTAL. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).

TAMPA ROXA
Tubo com o anticoagulante EDTA. Utilizado para hemograma ( HEM - formado pelo eritograma, leucograma e contagem de plaquetas), tipagem sanguínea (ABO-RH), hemoglobina glicada (HA1C), vitamina B12. A amostra é o sangue total.

O tubo EDTA, possue a tampa lilás, logo, é utilizado em bancos de sangue ou laboratórios de análises clínicas. O EDTA é jateado na parede do tubo. É o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia, pois preserva a morfologia celular.

O que é o exame de PCR? A técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA. Ou seja, com essa metodologia é possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar.

A grosso modo, existem dois tipos de PCR: a Qualitativa e a Quantitativa. O enfoque qualitativo fornece como resultado final um conceito novo sobre a amostra utilizada, baseado na presença ou não do produto amplificado no gel. Portanto, existem apenas dois resultados, o positivo e o negativo.

Portanto, do ponto de vista ético, o Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem estão aptos a realizarem a coleta de exames para diagnóstico de Covid desde que devidamente treinados e paramentados com EPI adequado.

A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado. Inverter os tubos de 8 a 10 vezes para homogeneização da amostra.

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA)
Distúrbios hereditários e adquiridos da via intrínseca da cascata da coagulação são caracterizados pelo TTPA prolongado e o tempo de protrombina (TP) normal. Normalmente este tempo é menor que 35 segundos.

O tubo de ensaio de tampa branca é usado como recipiente de transporte para coletas, incluindo análises do líquido cefalorraquidiano.

O tubo a vácuo de gel separador tampa amarela é usado em uma ampla variedade de testes que requerem soro separado, incluindo bioquímica, imunologia, microbiologia e toxicologia, etc.